Com letra elaborada por Joaquim Osório Duque Estrada e o arranjo musical de Francisco Manuel da Silva, sua oficialização foi em Setembro de 1971, durante a gestão de Epitácio Pessoa, presidente na época, e foi adquirido por cinco contos de réis.
O primeiro Hino Nacional Brasileiro foi composto para elaborar a Independência de nosso País, por volta de 1822/1823, por Francisco Manuel e um grupo de outras pessoas. Salientava a abdicação do Dom Pedro I, inflamada nos conceitos de Liberdade.
Mas a necessidade de retratar este novo acontecimento histórico, como a coroação de D.Pedro II, a primitiva letra é alterada para exaltar o Imperador.
Depois da Proclamação da República em 1889, essa versão não foi bem aceita, destoava da nova realidade do nosso país, inclusive foi hostilizada pelo Marechal Deodoro da Fonseca, a necessidade de apagar os vestígios do Velho Regime um novo concurso é instituído.
Porém com muita veemência, o grande músico Oscar Guanabarino, defendeu o arranjo musical elaborado por Francisco Manuel, em seu argumentou citou que o hino não era considerado pelo povo como sendo Hino de Dom Pedro, mas o hino que representava a Pátria Brasileira.
Objeção esta aceita, permanecendo então somente a melodia do Maestro Francisco e um novo concurso foi promulgada, com a intenção de encontrar uma nova letra.
Como foi escolhido o Hino Nacional atual
O Hino Nacional com a letra conhecida e cantada por nós até os dias de hoje, foi desenvolvida seguindo os seguintes passos:
· Em 1906, na Tribuna da Câmara dos Deputados, o escritor Coelho Neto, em seu discurso proferiu que fosse elaborado um poema à altura da nação brasileira, argumento que levou o então Ministro da Justiça Dr. Augusto Tavares de Lira, a decretar aberto o concurso;
· Lançaram o desafio para a comunidade em geral, para reformular a letra que melhor de adaptasse a melodia original. Foi então que o poeta e escritor, Joaquim Osório Duque Estrada apresentou sua criação e foi escolhido com distinção, entre muitos outros;Na véspera do dia 7 de Setembro dia de Comemoração do Centenário da Independência, através do Decreto nº 15.671 foi declarado à letra como oficial.
Fonte:Calendáriobr