Em seis meses, Hemosc coleta mais de 70 mil bolsas de sangue em unidades catarinenses
Banner Rotativo Notícias

Em seis meses, Hemosc coleta mais de 70 mil bolsas de sangue em unidades catarinenses

Ação resultou em mais de 9 mil transfusões feitas pelos ambulatórios e agências transfusionais do estado.

Em um período de seis meses (janeiro a junho deste ano), o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) coletou 72.700 bolsas de sangue, que resultaram em mais de 9 mil transfusões realizadas pelos ambulatórios e pelas agências transfusionais em todo o estado.

Unidade do governo catarinense, O Hemosc também celebra 38 anos de fundação neste mês de julho. A instituição se consolidou como referência nacional em hemoterapia e hematologia.

Nos últimos dois anos, foram realizados mais de R$ 9 milhões em investimentos, qualificando a infraestrutura, a tecnologia e para melhorar o atendimento aos doadores de sangue e aos pacientes. A inauguração de uma nova unidade de coleta em Tubarão, a nova agência transfusional no Hospital Hans Dieter Schmidt, em Joinville, aquisição de novas vans para transporte de doadores, equipamentos técnicos e tecnologia estão entre os principais avanços do período.

Agora, o Hemosc se prepara para iniciar as obras da nova unidade de coleta e distribuição de sangue em Itajaí, que deve ampliar a presença na região.

“O Hemosc é uma referência em todo o país e nosso trabalho é garantir recursos para que ele siga inovando e atendendo com excelência os doadores de sangue e aos pacientes que tanto precisam de atendimento”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

A instituição conta com 758 colaboradores que atuam em sete hemocentros localizados em Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Joaçaba, Lages, Blumenau e Joinville, além de duas Unidades de Coleta, em Tubarão e Jaraguá do Sul e oito agências transfusionais.

“Os resultados alcançados são fruto da dedicação das nossas equipes e da solidariedade da população catarinense. O Hemosc vai além das doações de sangue com o atendimento ambulatorial de pacientes, seus laboratórios especializados e também realizam atividades de ensino e pesquisa”, destaca a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten.

O presidente da Fahece, Alvin Laemmel, organização social que faz a gestão do Hemosc junto à Secretaria de Estado da Saúde, reforçou a qualidade e o compromisso da instituição com a ciência. “O Hemosc é, hoje, o único hemocentro do país a contar com três importantes certificações de qualidade. É também uma referência técnica para toda a região Sul na realização do Teste de Ácido Nucleico (NAT), reflexo da seriedade do trabalho realizado aqui”, afirma.

A instituição é certificada pelo ISO 9001:2015, ONA nível I em toda Hemorrede e AABB/ABHH (Association for the Advancement of Blood & Biotherapies e Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia). Além disso, toda a hemorrede é qualificada para fornecimento de plasma excedente para fracionamento industrial.

Fonte: Oeste Mais