Banner Rotativo Notícias

Em seis meses, Hemosc coleta mais de 70 mil bolsas de sangue em unidades catarinenses

Ação resultou em mais de 9 mil transfusões feitas pelos ambulatórios e agências transfusionais do estado.

Em um período de seis meses (janeiro a junho deste ano), o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Santa Catarina (Hemosc) coletou 72.700 bolsas de sangue, que resultaram em mais de 9 mil transfusões realizadas pelos ambulatórios e pelas agências transfusionais em todo o estado.

Unidade do governo catarinense, O Hemosc também celebra 38 anos de fundação neste mês de julho. A instituição se consolidou como referência nacional em hemoterapia e hematologia.

Nos últimos dois anos, foram realizados mais de R$ 9 milhões em investimentos, qualificando a infraestrutura, a tecnologia e para melhorar o atendimento aos doadores de sangue e aos pacientes. A inauguração de uma nova unidade de coleta em Tubarão, a nova agência transfusional no Hospital Hans Dieter Schmidt, em Joinville, aquisição de novas vans para transporte de doadores, equipamentos técnicos e tecnologia estão entre os principais avanços do período.

Agora, o Hemosc se prepara para iniciar as obras da nova unidade de coleta e distribuição de sangue em Itajaí, que deve ampliar a presença na região.

“O Hemosc é uma referência em todo o país e nosso trabalho é garantir recursos para que ele siga inovando e atendendo com excelência os doadores de sangue e aos pacientes que tanto precisam de atendimento”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi.

A instituição conta com 758 colaboradores que atuam em sete hemocentros localizados em Florianópolis, Criciúma, Chapecó, Joaçaba, Lages, Blumenau e Joinville, além de duas Unidades de Coleta, em Tubarão e Jaraguá do Sul e oito agências transfusionais.

“Os resultados alcançados são fruto da dedicação das nossas equipes e da solidariedade da população catarinense. O Hemosc vai além das doações de sangue com o atendimento ambulatorial de pacientes, seus laboratórios especializados e também realizam atividades de ensino e pesquisa”, destaca a diretora-geral do Hemosc, Patrícia Carsten.

O presidente da Fahece, Alvin Laemmel, organização social que faz a gestão do Hemosc junto à Secretaria de Estado da Saúde, reforçou a qualidade e o compromisso da instituição com a ciência. “O Hemosc é, hoje, o único hemocentro do país a contar com três importantes certificações de qualidade. É também uma referência técnica para toda a região Sul na realização do Teste de Ácido Nucleico (NAT), reflexo da seriedade do trabalho realizado aqui”, afirma.

A instituição é certificada pelo ISO 9001:2015, ONA nível I em toda Hemorrede e AABB/ABHH (Association for the Advancement of Blood & Biotherapies e Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia). Além disso, toda a hemorrede é qualificada para fornecimento de plasma excedente para fracionamento industrial.

Fonte: Oeste Mais

Sair da versão mobile