UAMPAF marca história aos 40 anos e leva a voz do movimento comunitário de Passo Fundo ao Palácio do Planalto
Banner Rotativo Notícias

O movimento comunitário de Passo Fundo vive um momento histórico. Pela primeira vez em seus 40 anos de trajetória, a União das Associações de Moradores de Passo Fundo (UAMPAF) está presente em Palácio do Planalto, em Brasília, representando oficialmente 84 associações de moradores e levando demandas, pedidos de providências e a busca por recursos federais para as comunidades.

A presença da entidade na capital federal marca um feito inédito na história do movimento comunitário local, reforçando a força da organização popular, da união entre bairros e da luta coletiva por melhorias concretas para a população. Trata-se de um passo importante que simboliza não apenas a UAMPAF, mas milhares de moradores que acreditam no diálogo institucional, na participação cidadã e na construção de políticas públicas a partir da base comunitária.

Durante a agenda em Brasília, a UAMPAF esteve na Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, em reunião com Luan Peterson e Luciano Alves, fortalecendo o diálogo institucional e garantindo que as demandas das comunidades fossem formalmente apresentadas. Todas as solicitações foram encaminhadas previamente e registradas por escrito, assegurando acompanhamento oficial e encaminhamentos futuros.

Sob a liderança do presidente José Rodrigo Santos, a UAMPAF consolida uma trajetória marcada pela defesa dos direitos das comunidades, pela articulação entre lideranças e pelo fortalecimento das associações de moradores como instrumentos legítimos de representação social. Ao longo de quatro décadas, a entidade construiu pontes entre a população e o poder público, sempre com foco no desenvolvimento dos bairros e na melhoria da qualidade de vida.

“Estar em Brasília, no Palácio do Planalto, é a prova de que o movimento comunitário de Passo Fundo está organizado, unido e sendo ouvido. Representamos aqui o trabalho sério de 84 associações e de centenas de lideranças que acreditam na força da comunidade”, destacou o presidente José Rodrigo Santos.

A agenda reforça o protagonismo de Passo Fundo no cenário comunitário estadual e nacional, demonstrando que a mobilização popular, quando bem estruturada, tem voz e espaço nos mais altos níveis de decisão. O momento também simboliza reconhecimento, respeito e visibilidade ao trabalho voluntário realizado diariamente nos bairros.

Ao completar 40 anos, a UAMPAF reafirma seu compromisso com a participação cidadã, a organização comunitária e a construção coletiva de soluções. Passo Fundo está sendo ouvido. A comunidade está presente.