Passo Fundo tem se destacado pela mobilização em prol dos municípios mais atingidos pelas inundações. A união de esforços tem sido fundamental para arrecadar e direcionar doações aos necessitados.
“O Município montou um centro de arrecadações no CTG Lalau Miranda, onde voluntários auxiliam no recebimento e na triagem das doações. Além disso, a Paróquia Santa Terezinha, em parceria com o Governo do Estado, também está aberta para receber doações”, frisa o coordenador de Proteção e Defesa Civil, Fernando Carlos Bicca.
Empresas, entidades e cidadãos têm se mobilizado ativamente na campanha Passo Fundo Solidária – SOS Rio Grande do Sul, demonstrando a solidariedade dos passo-fundenses. Todo o material arrecadado é organizado e encaminhado para centro de armazenagem e distribuição cedido pela Prefeitura, facilitando o carregamento dos caminhões que transportam as doações até os municípios afetados. “O gerenciamento das doações é realizado pela Defesa Civil do Estado, garantindo que os donativos cheguem às mãos dos necessitados de maneira eficiente e organizada. O processo inclui a separação e triagem no CTG Lalau Miranda, o armazenamento e distribuição no Centro de Distribuição da Prefeitura (antiga Manitowoc) e a distribuição final conforme as demandas identificadas”, declara Bicca.
Desde o início da campanha, já foram encaminhadas toneladas de donativos aos municípios atingidos, evidenciando a generosidade e o espírito de solidariedade da comunidade passo-fundense. “O esforço conjunto e a rápida resposta às necessidades emergenciais demonstram não apenas a capacidade de organização e cooperação da população local, mas também colocam em destaque a importância da solidariedade em momentos de crise. Passo Fundo Solidária continua em ação, mostrando que a força da comunidade está além das adversidades enfrentadas”, pontua o coordenador.
A mobilização deste ano deve ultrapassar as cerca de 700 toneladas arrecadadas e distribuídas no ano passado, após as enchentes de setembro.
Fonte: PMPF – Divulgação | Foto: Michel Sanderi – Divulgação