Notícias

Passo Fundo promove capacitação inédita para monitores escolares com foco em inclusão e acessibilidade.

Nos dias 28 e 30 de julho, Passo Fundo sedia uma ação inédita voltada à qualificação de profissionais que atuam diretamente no acompanhamento de crianças e adolescentes com deficiência na rede pública de ensino. A iniciativa é promovida pela Renovare BR, em parceria com o Instituto Social Pertence — referência nacional em inclusão e acessibilidade — e tem como objetivo capacitar monitores escolares para atuarem com mais preparo, sensibilidade e autonomia no ambiente escolar.

Com o tema “Incluir é Capacitar”, o programa reúne conteúdos exclusivos, metodologias inovadoras e especialistas reconhecidos na área da educação inclusiva. A programação conta com palestras, oficinas práticas, recursos tecnológicos e vivências aplicadas à realidade das escolas.

Entre os destaques da equipe de especialistas estão:

  • Victor Freiberg, CEO do Clube Social Pertence, que abordará “A Metodologia Pertence e o Impacto Social”;
  • Lívia Paim, Doutora em Ensino Inclusivo, que falará sobre o papel dos profissionais no contexto da legislação e da educação inclusiva;
  • Valéria Franco, mãe atípica, pesquisadora e professora, que trará uma reflexão sobre a importância do monitor escolar no cotidiano das crianças com deficiência.

O treinamento acontece no Clube Recreativo Juvenil e é voltado a profissionais já atuantes na rede pública. A ação reforça o compromisso de Passo Fundo com uma educação mais justa, acessível e acolhedora, valorizando o papel essencial dos monitores na construção de uma escola inclusiva.

“Para incluir é preciso ensinar com o coração”, destaca a campanha do evento, que promete impactar positivamente o atendimento educacional especializado no município.

 

Em conversa com o comunicador Rafael Prates, da Rádio 98.3 FM, a psicóloga Giovana Burguez, da Renovare, destacou a importância da formação para os cerca de 300 monitores da rede municipal de ensino, que atuam desde a educação infantil até o ensino fundamental. “São profissionais que lidam diariamente com alunos com deficiência física, intelectual e do espectro autista. Capacitar esses monitores é essencial para garantir o cuidado e o apoio pedagógico que essas crianças necessitam”, pontuou.

Já a supervisora Priscila Machado, também em entrevista à Rádio 98.3 FM, reforçou que esses monitores atendem, em média, 600 estudantes distribuídos em 72 escolas da rede municipal de ensino. “Capacitar é fortalecer o elo entre aluno, escola e família, promovendo uma educação mais humana e inclusiva”, afirmou.

Sair da versão mobile