Festival Tio Mena de Bandoneon 2024 celebra o centenário do mestre do instrumento

Festival Tio Mena de Bandoneon 2024 celebra o centenário do mestre do instrumento

Para celebrar o centenário de Plínio Mena Barreto do Amaral, conhecido como Tio Mena, a Prefeitura de Passo Fundo realiza o Festival Tio Mena de Bandoneon 2024, evento que homenageia a rica tradição do instrumento. Reconhecida como a “Capital do Bandoneon”, Passo Fundo se consolida como um polo cultural do instrumento, atraindo músicos renomados da Argentina, Brasil e Uruguai, que se unirão para prestar uma homenagem ao Tio Mena.

A Secretária de Cultura, Miriê Tedesco, ressalta o significado do evento. “Passo Fundo é reconhecida como a Capital do Bandoneon, e o centenário de Tio Mena é uma data histórica para todos nós. Esse festival representa não apenas a celebração de sua trajetória, mas também o compromisso da cidade com a preservação dessa identidade cultural e musical. A presença de músicos da Argentina, Brasil e Uruguai reforça o caráter internacional e o prestígio que o festival adquiriu ao longo dos anos.”

Completando 100 anos no dia 8 de dezembro de 2024, Tio Mena segue como um dos maiores incentivadores do bandoneon na região, promovendo encontros de bandoneonistas que difundem o instrumento e fortalecem essa tradição. Para manter viva essa herança, a Prefeitura assumiu a realização do festival em 2023, garantindo que a memória e o legado do mestre continuem a inspirar as novas gerações. “O festival promete ser um grande encontro de artistas e de amigos do Tio Mena que, ao longo do tempo foram fortalecendo ainda mais a posição de Passo Fundo como centro cultural do bandoneon. Poder comemorar os 100 anos do Tio Mena também nos honra grandemente por ser ele esse símbolo vivo do bandoneon em Passo Fundo e vale lembrar que desde 2023 o encontro de bandoneon passou a chamar-se Festival Tio Mena de Bandoneon em reconhecimento ao legado que construiu com seu instrumento musical”, aponta a secretária.

Programação
27/11 (quarta-feira)
19h: Abertura Oficial e Tertúlia Livre
28/11 (quinta-feira)
19h: Abertura Oficial, Orquestra E. P. M. Yamandu Costa, Apresentação dos Bandoneonistas da Argentina, Brasil e Uruguai, e Tertúlia Livre

Notícias Relacionadas

Endereço
Av. Dr. Álvaro Severo de Miranda, 1106 sala 5 Cidade Nova, Passo Fundo - RS

Desenvolvido por FAROL TI