A Prefeitura de Passo Fundo encerra o ano de 2024 com motivos para comemorar: a Rede Municipal de Ensino recebeu importantes premiações. Projetos que abrangem cultura, leitura e sustentabilidade conquistaram destaque nacional e internacional.
Entre os prêmios recebidos, está o reconhecimento da Escola Pública de Música Yamandu Costa, vencedora na categoria Cultura e Economia Criativa do 6º Prêmio Boas Práticas da Gestão Pública Municipal, promovido pela FAMURS. A escola se consolidou como um equipamento de formação musical, contribuindo para o desenvolvimento cultural e social dos alunos e da comunidade. Atualmente são mais de 350 alunos que frequentam a escola.
Outro destaque foi o Programa de Incentivo à Leitura Boralê, premiado na categoria Educação do mesmo evento. O projeto busca transformar o hábito da leitura em uma ferramenta essencial para o aprendizado, envolvendo alunos, professores e famílias em atividades que estimulam a leitura. Só em 2024, 17.342 alunos receberam um cheque-livro para tocar nos livreiros credenciados.
Já no cenário internacional, o Programa Ki_da_Hort@ levou o Prêmio Construir Igualdade, da UNESCO, na categoria destinada a municípios com população entre 100.001 e 1 milhão de habitantes. A iniciativa utiliza hortas escolares como espaços pedagógicos, abordando inclusão, sustentabilidade e segurança alimentar de maneira prática e inovadora. Atualmente, a rede municipal conta com 68 hortas em funcionamento.
Outro indicador de qualidade da educação municipal no qual a rede avançou significativamente é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Medido de dois em dois anos, é um dado concreto com o qual se pode implementar melhorias na educação pública.
De acordo com Adriano Canabarro Teixeira, Secretário de Educação, especialistas apontavam que, em decorrência da pandemia, as redes levariam pelo menos cinco anos para retomar o patamar de 2019. “A rede Municipal de Passo Fundo, em três anos, não somente retomou o patamar de 2019, como teve a maior nota do IDEB de toda a sua história da cidade nos anos finais do ensino fundamental, com índice de 4,6”, frisou o secretário.
A educação municipal também conquistou o Selo Ouro do Compromisso com a Alfabetização 2024, um reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) às secretarias de educação que promovem boas práticas e alcançam avanços significativos na alfabetização das crianças.
