Encontro trouxe novidades a respeito da Conferência Municipal sobre o tema
A Câmara de Vereadores sediou, na tarde dessa quinta-feira (07), a reunião mensal do Conselho Municipal de Meio Ambiente de Passo Fundo. O encontro, que ocorreu no Plenarinho da Casa Legislativa, teve como pauta a análise de quatro processos que tramitaram pelas câmaras setoriais, além da divulgação de informações relativas à 5ª Conferência Municipal do Meio Ambiente.
O presidente do Legislativo, vereador Saul Spinelli, participou do encontro e frisou que a Câmara está sempre aberta para receber este tipo de atividade que diz respeito à comunidade de Passo Fundo. “Não é nenhum favor da Câmara em disponibilizar o espaço, que é da comunidade. Aqui temos vigilância, recepção, equipamentos de mídia e estrutura para reuniões. Temos o Plenário Sete de Agosto para reuniões maiores e o Plenarinho para reuniões menores. Continuem usando e incentivem os outros conselhos a utilizar este espaço”, declarou. Saul também destacou que o Parlamento é parceiro em eventos ligados ao Meio Ambiente. “Vamos participar da Conferência do Meio Ambiente falando sobre as leis do Inventário Arbóreo e do IPTU Verde, que são leis de minha autoria e que foram construídas aqui no Legislativo junto com o Conselho e com outras instituições. Essas leis dialogam diretamente com a responsabilidade pela conservação de meio ambiente e com o plano de arborização de Passo Fundo”, finalizou.
O presidente do Conselho, José Carlos Raya Nedel, agradeceu “pela disponibilidade do Parlamento em proporcionar a utilização do espaço para a reunião do Conselho, que ocorre sempre na primeira quinta-feira de cada mês, sendo um palco importante de deliberações para a cidade de Passo Fundo”.
Outros eventos do Meio Ambiente no Legislativo
A Câmara de Vereadores também irá sediar, no dia 05 de dezembro, às 16h, a conferência sobre o projeto “Nascentes Brasileiras”. O evento contará com a presença de Sergio Marcio Cappai Nesio – Diretor Administrativo do Instituto Espinhaço.
Na pauta, a discussão sobre a iniciativa que tem por objetivo debater formas para auxiliar a recuperação de nascentes nas principais bacias hidrográficas do Brasil. O “Nascentes Brasileiras” é estruturado a partir das soluções baseadas na natureza, desenvolvendo ações de recomposição de vegetação, por meio do plantio de 200 mil mudas de árvores de espécies florestais nativas, em pequenas propriedades rurais, por todo o Brasil.
Organizado pela Câmara de Vereadores, Conselho Municipal de Meio Ambiente e Soluprev Ambiental, o evento pretende debater o fortalecimento e a recuperação dos pequenos cursos de água, envolvendo os pequenos produtores rurais no projeto.
Foto: Comunicação Digital / CMPF