Nesta terça-feira (31/03), a Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão de Polícia Ambiental da Brigada Militar (3º BPAmb/BM), deu seguimento à ocorrência relacionada à mortandade de peixes no Arroio Pinheiro Torto, no município de Passo Fundo.
Moradores haviam informado ao 3º BPAmb que observaram peixes mortos no leito do arroio ainda no domingo (29/03). A partir dessas informações, policiais militares realizaram averiguação iniciando pela Ponte de São Miguel, percorrendo aproximadamente 1.200 metros a montante do curso d’água. Ao longo do trajeto, foram encontrados diversos peixes mortos, evidenciando a contaminação do recurso hídrico.
Nesta terça-feira, os policiais militares identificaram, na Rua Santo André, no bairro Valinhos, um ponto de descarte irregular de efluentes provenientes de rede de esgoto. No local, foram constatadas marcas recentes de circulação de veículos pesados, além de forte odor característico de resíduos orgânicos, indicando o acesso de caminhão do tipo limpa-fossa. A equipe verificou que, em uma aparente tentativa de ocultar o despejo irregular dos dejetos, foram utilizados cascalhos sobre o material descartado, configurando manobra para mascarar a poluição ambiental. No ponto identificado, havia grande quantidade de peixes mortos, além de odor intenso, reforçando os indícios de contaminação hídrica provocada por ação humana.
As investigações prosseguirão com o objetivo de identificar o(s) responsável(is) pelo descarte irregular. Diante dos fatos, foi lavrado o respectivo Boletim de Ocorrência Policial.
Comando de Polícia Ambiental
“O Braço Verde da Brigada Militar”
Brigada Militar
A Força da Comunidade
Edição: Comunicação Social – 3º BPAmb
Imagens: 3º BPAmb | Passo Fundo
Imagens: Jeferson Vargas
