Banner Rotativo Notícias

APAE de Passo Fundo celebra 58 anos e destaca a força do voluntariado em entrevista com Maria Célia Rosseto.

A APAE de Passo Fundo completa neste mês 58 anos de história, consolidando-se como referência em assistência social, educação e saúde, especialmente no atendimento a pessoas com deficiência intelectual, múltipla e Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ao longo de mais de cinco décadas, a instituição vem transformando vidas e fortalecendo laços de inclusão com a comunidade.

Hoje, a APAE atende cerca de 600 pessoas por mês, contando com o apoio de 80 profissionais capacitados e uma estrutura de 9.250 m², equipada com piscina de hidroterapia, sala multissensorial, jardim sensorial e sistema PediaSuit. Só em 2024, foram 31 mil atendimentos em saúde e mais de 36 mil refeições servidas, demonstrando a amplitude e a importância do trabalho realizado.

Entrevista com Maria Célia Rossetto:15 anos de voluntariado transformador.

Durante visita à instituição, o repórter Rafael Prates, da Rádio 98.3 FM, conversou com a professora e membro da diretoria, Maria Célia Rossetto. Com uma sólida trajetória profissional na área da educação, Maria Célia atua como voluntária há muitos anos na APAE.
Ela relembrou que recebeu o convite para integrar a Diretoria e aceitou, sem pensar duas vezes.

O voluntariado é uma oportunidade única de criar amizades, fortalecer grupos de apoio e, acima de tudo, contribuir para causas sociais. As instituições enfrentam carências de ordem profissional, financeira e estrutural, e o voluntário vem justamente para somar nessa jornada”, destacou.

Segundo ela, sua experiência como educadora foi determinante para que pudesse colaborar de forma efetiva na gestão e nas ações desenvolvidas pela instituição. Para Maria Célia, o voluntariado é um gesto que transforma tanto quem recebe quanto quem oferece, motivo pelo qual incentiva as pessoas a colaborarem com as mais diversas instituições de nossa comunidade.

Referência em TEA e inovação com o programa TEAcolhe.
A APAE de Passo Fundo é habilitada como Centro de Atendimento em Saúde (CAS) dentro do Programa TEAcolhe, do Governo do RS, o que possibilitou dobrar a capacidade de atendimentos mensais. Além disso, é sede do Centro Regional de Referência (CRR) em TEA, em parceria com a UPF e Unisinos, de onde surgiu a Escala Mini-TEA — uma ferramenta de triagem rápida, já reconhecida como inovação no diagnóstico precoce de autismo.
58 anos de inclusão e futuro promissor.

Ao completar 58 anos, a APAE reforça seu compromisso de ser referência em serviços que promovem dignidade, cidadania e autonomia, impactando não apenas os atendidos, mas toda a comunidade regional.

O legado de dedicação de profissionais, voluntários e parceiros, aliado à inovação e à força do trabalho coletivo, garante que a APAE siga crescendo como um símbolo de inclusão e esperança em Passo Fundo e região.

Sair da versão mobile