Fotografias são fragmentos eternos de realidades capturadas. Elas revelam, com sensibilidade e profundidade, detalhes da arquitetura, urbanização, fauna, flora, costumes, desafios e a própria história de um lugar. Inspirada nessa riqueza de significados, a Prefeitura de Passo Fundo, por meio da Secretaria de Cultura, desafiou o Instituto Histórico de Passo Fundo (IHPF) a criar uma seleção especial de imagens que traduzissem diferentes momentos e recortes do município.
O resultado é a mostra “Passo Fundo em Fotografias”, que será inaugurada no dia 9 de dezembro, às 17h, no Museu Histórico Regional, e ficará aberta ao público até o dia 20, como uma verdadeira janela para o passado da cidade. A exposição reúne imagens provenientes de diversos acervos, destacando momentos marcantes e cotidianos de Passo Fundo.
A secretária de Cultura, Miriê Tedesco, ressalta a importância da ação. ‘Passo Fundo em Fotografias’ nos convida a revisitar histórias e perceber como esses registros moldam a nossa identidade enquanto comunidade. É uma honra proporcionar esse momento de valorização e preservação cultural para a nossa cidade, especialmente depois do longo tempo em que o Museu esteva fechado ao passar por reforma.”, aponta Miriê.
A iniciativa faz parte do Projeto FotoMemória, desenvolvido pelo IHPF desde 2018, com o objetivo de preservar a memória fotográfica de passo-fundenses por meio da coleta e digitalização de registros históricos. Com curadoria cuidadosa do Instituto, a mostra proporciona uma viagem visual que conecta os visitantes às transformações e tradições que moldaram a identidade do município.
A entrada é gratuita, e a mostra é uma oportunidade para relembrar, refletir e se inspirar nos fragmentos da realidade eternizados por meio da fotografia.