O Dia Mundial do Doador de Sangue é celebrado em 14 de junho. Esta data foi estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para homenagear e agradecer a todos os doadores de sangue ao redor do mundo, reconhecendo o papel crucial que desempenham ao salvar vidas.
O objetivo principal do Dia Mundial do Doador de Sangue é aumentar a conscientização sobre a importância da doação de sangue e reconhecer o nobre gesto dos doadores. É uma oportunidade para destacar os desafios enfrentados em garantir um suprimento adequado de sangue seguro, assim como para incentivar mais pessoas a se tornarem doadoras regulares.
A Rádio 98.3 FM esteve nesta semana visitando o serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo em Passo Fundo e conversou com a coordenadora da Captação de Doadores e da equipe de Enfermagem do setor, Gisele de Oliveira Doring, que reforçou a importância do Junho Vermelho e das campanhas de doação de sangue realizadas no hospital. (Ouça o podcast abaixo)
No primeiro semestre de 2024, o serviço de Hemoterapia do Hospital São Vicente de Paulo registrou 4.470 doações de sangue, sendo que 70% delas foram por repetição.
Para doar sangue o candidato precisa estar bem de saúde, alimentado, ter tido uma boa noite de sono e pesar acima de 50 kg. O processo na Hemoterapia do HSVP é o mesmo para todas as idades, no entanto, quem tiver 16 e 17 anos precisa apresentar um termo de consentimento assinado ou estar na presença dos pais ou responsáveis. O documento obrigatório está disponível no link https://hsvp.com.br/download-de-documentos na aba termo de consentimento livre e esclarecido.
O Serviço de Hemoterapia do São Vicente é responsável por suprir as necessidades de todo o Hospital que, atualmente, é referência em atendimento de saúde para mais de dois milhões de habitantes das regiões norte e missioneira. Quem quiser fazer uma doação pode procurar o serviço localizado na Rua 15 de Novembro, no prédio da Radioterapia – nº 485, 5º andar. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira das 8h às 14h. Mais informações pelo telefone (54) 3316 4087.
Você pode conferir o vídeo da entrevista com a enfermeira Gisele de Oliveira Doring no Facebook (www.facebook.com.br/98.3passofundo) e no Instagram @98.3passofundo.