A Administração Municipal de Caibi, através do setor de turismo, tem feito diversos encaminhamentos para que o sonho de ter uma rota de turismo rural no município, torne-se realidade. Nesta terça-feira (18), um grupo de produtores que fazem parte do Grupo de Trabalho do Turismo Rural em Caibi, visitaram a Rota "Encantos Rurais" de Quilombo. Além dos produtores, acompanharam as visitas a vice-prefeita Daiana Menin, secretário de agricultura Rubens Diniz, diretora de turismo Claudia Biasi, presidente da CDL Marinês Maraschini, agrônomo da Epagri Álvaro Poletto e o diretor de cultura Eduardo Gasparin. A consultora do Sebrae, Karla Hall, também acompanhou o grupo.

 

Foram realizadas visitas às propriedades da Dona Paulina, Vinhos Busnello, Casa do Mel, Cachaçaria da Nelva e Sítio Favaretto, sendo uma rota que dissemina conhecimento, oferece lazer, práticas da produção de alimentos e proporciona experiências aos visitantes. A intenção da visita técnica, foi de conhecer os espaços e motivar os produtores do município para que criem ambientes e novidades em suas propriedades, para a formação de uma rota que envolverá o turismo local e mostrará as potencialidades do município.

 


Dentre os principais atrativos de Caibi no meio rural, encontram-se a produção de vinhos, cultivo de morangos e produtos orgânicos e pesque e pague (produção de peixes).

 

Segundo a diretora do turismo do município, Claudia Rigotti Biasi, com a realização da visita à Quilombo, fica evidente que o grande segredo do turismo rural está em conseguir mostrar ao turista o que ele quer ver, oferecendo uma gastronomia típica, a beleza natural da propriedade; opções de atividades para os hóspedes acompanharem a rotina da propriedade; contato com a cultura e a tradição local, além da possibilidade de compra de produtos locais. O grupo já está mobilizado para colocar em práticas as ações e em breve, iniciar a estruturação de uma rota no interior de Caibi.