A Piracema, período de defeso dos peixes, inicia hoje, na bacia hidrográfica do Rio Uruguai, e encerra no dia 31 janeiro de 2021.

 

Durante esse espaço de tempo, a pesca é proibida e limitada em alguns casos, pois os peixes se deslocam em direção à nascente dos rios para desovar e se reproduzir.

 

Além de multas para quem desrespeitar o período de defeso, quem for flagrado poderá ainda ser detido por até três anos, dependendo do prejuízo causado ao meio ambiente, e ter todo o material de pesca apreendido.

 

Durante a piracema, a pesca para amadores e profissionais só é permitida se for realizada com vara ou linha de mão às margens de rios.

 

Quem for pego com mais pescado do que o permitido será multado. A pesca não pode ser praticada em cachoeiras, e também no trecho de 1.500 metros acima e abaixo das corredeiras. Nestes locais os peixes se tornam muito vulneráveis, por isso a pesca é proibida.

 

A Polícia Militar Ambiental deverá intensificar a fiscalização a partir de agora na região, especialmente no Rio Uruguai.

 

Lembramos também a colaboração e a conscientização das pessoas, para que evitem a pesca nesse período tão importante para a manutenção da vida aquática na região.