Na terça-feira, 25 de março, a 96.7 teve o prazer de receber nos estúdios o sargento Tiago Sidnei Bieger, comandante do grupo de Bombeiros Militares de Mondaí. Durante a entrevista, foram abordados temas importantes relacionados ao Corpo de Bombeiros Militar de Mondaí, incluindo a Operação Estação Verão, curso de Bombeiro Comunitário, trabalhos exercidos pelo grupo e orientações fundamentais sobre prevenção de afogamentos e outros acidentes.
Operação Estação Verão
A Operação Estação Verão é um trabalho realizado em todo o estado de Santa Catarina, incluindo a região de Mondaí e Itapiranga. Durante a alta temporada, o Corpo de Bombeiros Militar coordena o trabalho dos guarda-vidas civis, que atuam na prevenção de acidentes aquáticos nas áreas de lazer. Em Mondaí, a atuação acontece na área de lazer, onde esses profissionais monitoram os banhistas, identificam riscos e prestam orientação.
Apesar do fim da estação oficial do verão, o sargento alertou que ainda há riscos quando há dias quentes e as pessoas buscam se refrescar nos rios. Ele reforçou a importância de cuidados específicos, especialmente com crianças e adolescentes, pois a faixa etária mais acometida por afogamentos está em torno dos 14 anos. “Se você não conhece um local, pergunte a quem conhece, verifique a presença de galhos submersos e respeite as sinalizações dos guarda-vidas”, destacou.
Curso de Bombeiro Comunitário
A nova edição do Curso de Bombeiro Comunitário, já está com as inscrições abertas. A iniciativa visa capacitar cidadãos para prestar primeiros socorros e atuar em situações emergenciais em suas comunidades. O sargento ressaltou que o curso não só prepara os participantes para atuarem como bombeiros comunitários, mas também os habilita a lidar com emergências em suas próprias residências, locais de trabalho e espaços públicos.
Os bombeiros comunitários desempenham um papel fundamental no apoio à corporação, ajudando a garantir a segurança da população e possibilitando uma resposta mais rápida em casos de emergência. “Eles são os olhos da segurança dentro das comunidades, prevenindo acidentes e ajudando no suporte aos bombeiros militares”, explicou o comandante.
Para participar do curso, é necessário atender a alguns requisitos básicos:
- Ter 18 anos completos no momento da inscrição;
- Ter ficha limpa, sem antecedentes criminais;
- Para homens, estar com a situação militar regularizada;
- Realizar a inscrição por meio do link disponível no Instagram oficial do Corpo de Bombeiros de Mondaí;
- Participar da prova seletiva, que ocorrerá no dia 7 de abril, às 19h, no quartel.
O curso tem capacidade para 30 participantes e inclui aulas teóricas e práticas, cobrindo temas como primeiros socorros, combate a incêndios e prevenção de acidentes.
A entrevista com o sargento Tiago Sidney Biger trouxe informações essenciais para a população de Mondaí e região. A Operação Estação Verão reforça a importância da prevenção de acidentes aquáticos, enquanto o Curso de Bombeiro Comunitário surge como uma oportunidade para aqueles que desejam contribuir para a segurança da comunidade. O Corpo de Bombeiros Militar reforça seu compromisso com a sociedade, buscando sempre capacitar e conscientizar a população sobre a importância da prevenção e da segurança.
Para quem quiser ouvir a entrevista completa e saber mais sobre o que está por vir, convidamos você a acessar nosso podcast. Não perca!
Entrevista realizada em 25/03/2025