Educação: Secretário Júlio Dotto detalha ações, desafios e metas para 2025 em Mondaí

Estação 96

Andrieli Severo

A 96.7 FM recebeu em seus estúdios uma entrevista com o secretário municipal de educação, professor Júlio César Dotto. A conversa abordou a atuação da Secretaria de Educação do município, os desafios enfrentados no início da gestão e os projetos em andamento e previstos até o final de 2025.

O professor Júlio César Dotto assumiu a Secretaria Municipal de Educação de Mondaí a convite do prefeito Elizandro Mainardi. Com formação em Educação Física e três pós-graduações – em Educação, Gestão Escolar e Fisiologia do Exercício – o novo secretário trouxe para o cargo sua larga experiência na área educacional do município, destacando sua atuação com alunos e famílias ao longo dos anos.

Durante a entrevista, Júlio destacou a importância de dar continuidade ao excelente trabalho realizado pela ex-secretária Sandra Regina Callai Schuh. “Sempre que precisei, a professora Sandra me auxiliou, e sou muito grato a ela. É uma parceira da educação de Mondaí até hoje”, pontuou.

Início de ano na pasta

O ano letivo de 2025 começou com muitos desafios, especialmente por se tratar de uma nova gestão. Júlio relatou que o início foi “tumultuado”, mas que, com o apoio de uma equipe altamente qualificada e comprometida, as atividades estão se estabilizando e a Secretaria tem conseguido dar sequência às ações com mais organização.

A equipe da Secretaria de Educação conta com profissionais como o professor Sidnei Rodrigues, a professora Claudete Costacurta (pedagógico), Juliana Buss (responsável pelo sistema) e Juliane de Lima (responsável por diversas atribuições administrativas), além dos diretores, gestores e todo o quadro de funcionários da rede. “Educação não é feita só por professores, mas por um grupo grande que inclui desde motoristas até os profissionais da limpeza”, destacou.

Novidades e investimentos

Uma das grandes novidades de 2025 foi a municipalização da Escola Padre Vendelino Junges, da Linha Catres, que antes era estadual. Agora, sob responsabilidade da prefeitura, a unidade atende cerca de 75 alunos, representando um novo compromisso da administração com a comunidade escolar.

Paralelamente, várias reformas estão sendo realizadas nas escolas do município. A Escola Da Linha Laju, por exemplo, passa por uma ampla reforma que teve sua primeira etapa finalizada recentemente e cuja segunda fase se estende até outubro. Já a Escola GSI será ampliada em breve para comportar mais salas de aula e melhorar o espaço da gestão, permitindo o desdobramento de turmas do 1º ano — fase crucial para a alfabetização.

“Se queremos atingir índices satisfatórios no IDEB, precisamos oferecer condições adequadas de trabalho aos nossos profissionais”, reforçou o secretário.

Outro ponto forte da entrevista foi o destaque dado à inclusão escolar e à atenção psicossocial aos alunos. Júlio reconheceu a importância de profissionais capacitados para garantir um ambiente inclusivo e acolhedor para todas as crianças.

No entanto, no início de 2025, a rede municipal enfrentou a perda de dois profissionais importantes: a psicóloga e o assistente social, ambos exonerados por motivos pessoais. A reposição já está em andamento, com a contratação de um novo assistente social e a expectativa de um contrato temporário com uma nova psicóloga — até que um concurso público possa ser realizado.

“Existe uma exigência muito específica hoje para contratação de psicólogos escolares, mas já estamos ajustando a legislação para viabilizar essa contratação e, no futuro, capacitar ainda mais esse profissional. A educação de Mondaí só tem a ganhar com isso”, afirmou Júlio.

Metas para 2025

O Secretário de Educação destacou com entusiasmo e comprometimento as metas e ações da gestão liderada pelo prefeito Mainardi, pautada pelo lema “cuidar das pessoas e melhorar a qualidade de vida”.

Entre os principais projetos, o secretário mencionou a implementação do sistema Aprende Brasil de Ensino no início do ano, um investimento de quase R$ 1 milhão que, segundo ele, já apresenta impacto positivo na qualidade do ensino. “Alguns podem ver como gasto, mas é investimento. O retorno virá em forma de melhoria no IDEB e no aprendizado das nossas crianças”, pontuou. Ele também destacou que o município se baseou em experiências de outras cidades, onde o sistema mostrou eficácia comprovada no desempenho escolar.

Além do material didático, o foco também está na capacitação contínua dos professores, para garantir que eles estejam bem preparados para utilizar os novos recursos pedagógicos. “Estamos entregando aos nossos educadores as ferramentas certas. Não é justo cobrar bons resultados sem oferecer boas condições”, comparou o secretário.

Outro projeto importante em andamento é a reestruturação do transporte escolar. A Secretaria está prestes a receber um novo ônibus, e planeja uma reorganização da logística, visando mais conforto e segurança aos alunos — como a separação de faixas etárias nos veículos e a aclimatização da frota, especialmente importante em períodos de altas temperaturas.

A revisão e manutenção de todos os ônibus escolares também foi realizada no início do ano letivo, garantindo a segurança no deslocamento dos estudantes, um ponto que reforça a seriedade da gestão quanto à qualidade dos serviços públicos.

Mas, para além dos investimentos e estrutura, o secretário fez um apelo enfático pela participação das famílias na vida escolar dos filhos. “A escola não caminha sozinha. Ela precisa da família ao lado. Acompanhar o que os filhos estão aprendendo, com quem andam, se estão levando o material, o uniforme, se estão acessando conteúdos adequados nos celulares… tudo isso influencia diretamente no desenvolvimento das crianças”, alertou.

Ele lembrou que o uso de celulares está proibido nas escolas municipais há dois anos e reforçou que a lei precisa ser respeitada, com o apoio das famílias. “Se os pais visitarem a escola, se conversarem com os professores, poderão entender melhor o que acontece com seus filhos dentro da sala de aula. E o contrário também é verdadeiro — o professor também precisa conhecer a realidade familiar para poder ajudar da melhor forma.”

Ao final, o secretário agradeceu o espaço e reforçou que as portas da Secretaria de Educação estão abertas à comunidade, em especial às famílias que queiram dialogar, sugerir e construir juntos uma educação pública de mais qualidade. “Cuidar das pessoas é nossa missão. E começa com as crianças, com a educação, com o futuro”, finalizou.

A entrevista com o secretário Júlio Dotto deixa claro que a educação em Mondaí está sendo tratada com seriedade, planejamento e sensibilidade. A nova gestão, apesar dos desafios iniciais, tem demonstrado empenho em dar continuidade a boas práticas e, ao mesmo tempo, promover melhorias significativas na estrutura, na inclusão e na qualidade do ensino.

Como reforçado durante a conversa, educação é uma construção coletiva, e o compromisso da Secretaria é garantir que cada criança mondaiense tenha acesso a um ensino de qualidade, com respeito, cuidado e oportunidade de desenvolvimento.

Para quem quiser ouvir a entrevista completa e saber mais sobre o que está por vir, convidamos você a acessar nosso podcast. Não perca!

Entrevista realizada em 22/04/2025

Podcasts Relacionados

Endereço
Rua Machado de Assis, 666 - Caibi - SC

E-mail
radiocaibi02@hotmail.com
radioportaria@yahoo.com.br
trabalheconosco@nossaradio.net.br

Desenvolvido por FAROL TI