Os vereadores aprovaram por unanimidade, em Sessão Plenária Extraordinária nesta quinta-feira, dia 26, dois projetos do Poder Executivo que destinam recursos para o Hospital de Caridade de Carazinho (HCC). O primeiro, o PL nº 101/2023, autoriza o repasse do valor de R$ 1 milhão como aporte financeiro à instituição, por parte do Município, visando a manutenção da regularidade dos atendimentos à população.
Isso porque há uma defasagem no valor repassado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o que prejudica a sustentabilidade econômico-financeira do hospital. A tabela do SUS está há mais de 20 anos sem reajuste, o que acarreta altos déficits financeiros às instituições que prestam este serviço.
Junto a ele também foi aprovado o PL nº 102/2023, que autoriza a abertura de crédito especial deste valor no Orçamento de 2023.
Os dois projetos estavam em regime de urgência e entraram na Casa na última segunda-feira (23). Devido à importância da destinação desses recursos, os vereadores decidiram agilizar a apreciação.
Não fizeram parte da sessão os vereadores Adriano Strack, que não se fez presente, e Adriel Machado, que chegou após a votação.
Ascom- Câmara Municipal de Carazinho (RS)