A cooperativa de crédito Sicredi Cooperação realizou na sexta-feira (04), a Assembleia Geral Extraordinária para tratar de mudanças em seu estatuto social. O Banco Central aprovou atuação em novas áreas no estado de Minas Gerais, e assim foi deliberado pela alteração do nome da cooperativa de Sicredi Cooperação RS/SC, para Sicredi Cooperação. Em entrevista a Nossa Rádio AM 780 o presidente do Sicredi Cooperação, Gervásio Jorge Diel, comenta que em Minas Gerais a área de atuação da cooperativa terá 34 municípios localizados na cidade de Teófilo Otoni e entorno.
Recentemente a cooperativa iniciou o processo de expansão para o Estado de Santa Catarina e a próxima agência a ser inaugurada deve ser em Rio do Oeste, e será a nona agência da cooperativa no estado catarinense. Segundo o presidente, a perspectiva é de que em Minas Gerais as primeiras instalações possam ocorrer ainda em 2023. Atualmente a cooperativa tem em seu quadro 33 mil associados e trabalha na intenção de chegar a 45 mil cooperados já no próximo ano.
Diel comenta que no Rio Grande do Sul a cooperativa está em uma área de atuação com uma população de 92 mil habitantes sendo que a população economicamente ativa é de 75 mil pessoas. Em Santa Catarina a população da área de atuação soma 204 mil pessoas sendo que economicamente ativos são 127 mil indivíduos. Diel destaca que a expansão para Minas Gerais irá garantir a perenização e o desenvolvimento sustentável da empresa a longo prazo com uma faixa populacional de 559 mil habitantes dentre uma população economicamente ativa de 251 mil pessoas. O presidente revela que juntos, nos três estados, a prospecção da cooperativa é de chegar a 455 mil associados nos próximos anos.
Embora falte ainda quase dois meses para o final deste ano, Diel confirma que a cooperativa deve terminar o exercício de 2022 com crescimento maior do que o verificado em 2021.