O Serviço Móvel de Urgência (Samu) recebeu, na quarta-feira (06) a medalha da 56º Legislatura, em homenagem aos 20 anos de atuação no Rio Grande do Sul. A solenidade de entrega da medalha foi realizada no Salão Júlio de Castilhos, do Palácio Farroupilha, em Porto Alegre.
Além disso, foram premiados os atendimentos destaques das Unidades do Estado. O SAMU de Carazinho, o qual é gerenciado pelo Hospital de Clínicas de Carazinho, foi agraciado na categoria Suporte Avançado com o segundo lugar por tempo-resposta.
Para receber a premiação estiveram na solenidade os responsáveis técnicos pelo SAMU de Carazinho Dr. Felipe Malmann Piva e o enfermeiro Cleverson Metzdorf, o condutor Juanes da Rosa e a secretária municipal de Saúde de Carazinho Ana Eliza Pádua. O evento contou a presença da Secretária Estadual de Saúde, Arita Bergamann.
Em sua fala, Arita ressaltou o carinho que sente por Carazinho, lembrando que em uma visita ao HCC o SAMU realizou uma linda homenagem à ela. “Parabenizo o HCC pelos avanços dos últimos anos. Obrigada Carazinho e todas as equipes do SAMU do Estado do Rio Grande do Sul pelo belíssimo trabalho”, disse.
O enfermeiro Cleverson explica que quando o chamado chega ao SAMU, o tempo em que a ambulância se desloca até o local da emergência, é computado pela central e o SAMU de Carazinho tem o segundo melhor tempo do Estado do Rio Grande do Sul. “Além disso, o somos destaques em infraestrutura, composição das equipes, manutenção dos veículos… e esses são critérios que também são avaliados para hoje recebermos esse importante reconhecimento para Carazinho e região”, disse.
O Suporte Avançado do SAMU é o tipo de ambulância que transporta pacientes graves e de alto risco, como por exemplo, pacientes com parada cardíaca, acidentes graves, constatação de óbito, entre outros… ou para o transporte inter-hospitalar. Durante o ano, o número chega em cerca de 900 atendimentos no SAMU Avançado de Carazinho. “Nossa unidade de Suporte Avançado é equipada com aparelhos, equipamentos e medicações semelhantes aos de uma UTI hospitalar. A equipe é composta por um condutor socorrista, um médico e um enfermeiro”, diz o enfermeiro Cleverson, ressaltando que esse certificado é o reconhecimento de um serviço de excelência prestado à comunidade.
O médico Dr. Felipe, salienta que esse momento é de reconhecimento do trabalho de toda a equipe do SAMU, profissionais que se doam todos os dias para que as pessoas sejam bem atendidas e cuidadas. “É um reconhecimento aos médicos, enfermeiros, condutores (ambulâncias e motolância), técnicos em enfermagem… é uma alegria e uma satisfação em saber que a comunidade está sendo bem assistida pelos serviços de saúde. Não fizemos mais que nossa obrigação, ter agilidade e trazer o alívio o mais rápidos possível para quem precisa”, disse.
No evento também houve a entrega de certificados para as bases mais antigas do Samu Estadual (Canoas, Novo Hamburgo e Guaíba), entrega de certificados para as equipes destaques no critério Tempo-Resposta (Bento Gonçalves, Carazinho, Novo Hamburgo, Três de Maio, Rodeio Bonito e São Luiz Gonzaga), entrega de certificados de homenagens aos funcionários do Samu e premiação das Olimpíadas do Samu. A proposta de entrega da medalha da 56ª Legislatura foi do deputado Neri, o Carteiro.
O SAMU é um serviço gratuito, que funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento é feito por meio de orientações e do envio de veículos tripulados por uma equipe capacitada. O SAMU é acionado pelo número “192”, através do telefone, e Chamar 192, no aplicativa.
Fotos: AL/RS