Em Carazinho, no momento, a situação de recusa em responder ao Censo foi registrada em 183 domicílios, representando apenas 0,85% do total de domicílios visitados. No entanto, estas recusas serão verificadas pela supervisão, para confirmar a situação, e proceder com uma tentativa de reversão. Conforme o chefe da agência do IBGE em Carazinho, Daniel Santos, os motivos para recusa são os mais variáveis, desde que “não tem tempo para responder” e pedem para que o agente passe em outro momento, mas não atendem mais; de que o Censo não serve pra nada e outros que simplesmente se recusam sem dar explicação.
Em Carazinho já foram visitados 24.565 endereços, destes 21.836 são domicílios ocupados 19.529 e 2.307 desocupados.
Nos 19.529 domicílios ocupados foram realizadas entrevistas em 16.879. Há 2.403 domicílios com morador ausente, o recenseador ainda vai voltar “fora de hora” para tentar encontrar o morador.
Nestes domicílios com morador ausente é deixado uma folha de recado com o telefone do recenseador, e é importante que quando o morador verifique que recebeu tal folha, ligue para o recenseador para agendar a entrevista ou até mesmo responder pelo telefone.
A coleta de informações do Censo 2021 deve ser concluído em dezembro.