O Pinheiro Atlético Clube festejou, na noite de sábado (17), exatos 67 anos de história. No Ginásio da Acapesu recebeu ex-atletas, ex-dirigentes, categorias de base, torcedores e simpatizantes para um jantar festivo no Ginásio da Acapesu.
O ponto alto da comemoração foi a homenagem a parceiros que foram fundamentais para a manutenção das atividades de 2023: A prefeitura de Carazinho, na pessoa do prefeito Milton Schmitz, o Coqueiros Supermercados, representado por Lisete Vicentin, e o casal Cassio Lorenzon e Mauara Bortoluzi, da Vitória Alimentos, além da Eletrocar, que receberá a homenagem em outra data.
Além destes, outras empresas também se somaram aos esforços para que o clube tivesse êxito, conquistando 15 títulos durante o ano, especialmente com as categorias sub 9 e sub 11: Jarico Hamburgueria, Ritolli Seguros, Frigorífico Klein, Granja Alvorada, Coreser Imóveis, Sicoob e Fonte Sarandi.
O presidente George Hilton Bandeira, o Malinha, agradeceu a presença da comunidade e destacou a importância da manutenção do apoio para que o clube possa manter as atividades. O vice-presidente Solon Saute lembrou da atuação dos treinadores Mauro Tolotti e Gustavo Schacht para a reativação do departamento adulto e a permanência dele nas últimas duas temporadas.
Chamou atenção, também, a galeria de troféus montada na Acapesu a fim de que os presentes pudessem contemplar as conquistas mais recentes, especialmente as de 2023 que fora histórias. Entre as competições que o Pinheiro conquistou, estão a Liga Gaúcha com o time sub 9 e a 10ª Montesilvano Futsal Cup, na Itália, o primeiro título internacional do clube e de um representante carazinhense.
Um pouco da história
O Pinheiro Atletico Clube foi fundado em 17 de fevereiro de 1957, com as modalidades de basquete e voleibol. Na época não havia quadras cobertas para a prática do esporte em Carazinho, então eram praticadas a céu aberto. Pinheiro utilizou por muito tempo as dependências do Colégio La Salle para este fim, promovendo grandes jogos e integração com equipes de várias partes do Estado.
No final dos anos 1960 foi construído em Carazinho o primeiro ginásio de esporte, o Ginásio Bom Jesus, e a partir dali o clube iniciou uma nova modalidade, o futsal.
Durante muitos anos o Pinheiro esteve filiado à Federação Gaúcha de basquete. Participou do campeonato estadual, sendo vice-campeão estadual da 2ª divisão, em 1985 e campeão em 1986.
No futsal, o disputou ao longo dos anos diversas competições tanto a nível municipal como a nível estadual. Já no início dos anos 1990 foram abertas as categorias de base e passou a disputar os campeonatos da Federação Gaúcha de Futsal, congregando um grande número de meninos e jovens, proporcionando-lhes uma atividade sadia.
Desde a fundação, o clube teve 26 presidentes sempre buscando levar o nome do Pinheiro com muito orgulho. A atual gestão é composta por George Hilton Bandeira (presidente), Solon Saute (vice-presidente) e Josiane do Carmo Lang (tesoureira e coordenadora geral da base), que desde 2021.
O ano passado foi um dos mais marcantes para o clube, especialmente para as categorias Sub 9 e Sub 11. A primeira foi campeã estadual, conquistando a Liga Gaúcha da Categoria. A segunda trouxe para Carazinho o primeiro título internacional de uma agremiação da cidade: a 10ª Montesilvano Futsal Cup, disputada na Itália.
Texto: Assessoria de Imprensa/Mara Steffens
Fotos Divulgação