Óleo de cozinha e lâmpadas podem ser descartados gratuitamente junto ao DEMA

Óleo de cozinha e lâmpadas podem ser descartados gratuitamente junto ao DEMA

O descarte de óleo de cozinha, lâmpadas e pilhas são coisas que muitos carazinhenses tem duvidas sobre como fazer o descarte adequado e de como proceder. O município de Carazinho no entanto, por meio do Departamento de Meio Ambiente da Secretaria de Desenvolvimento, e de parcerias, recebe estes itens e os repassa a empresas que procedem a destinação correta.    

Em entrevista a Nossa Rádio AM 780, o diretor do Departamento Municipal de Meio Ambiente, Aldrin Keiser, destacou que os serviços não tem custos ao município dado as parcerias com as empresas credenciadas para proceder as coletas dos materiais, e o munícipe ao fazer a entrega, não precisa preencher nenhum tipo de formulário, basta colocá-los no recipiente indicado na sede do Departamento. No caso do óleo de cozinha, a cada litro entregue, o município ainda recebe o valor de R$ 0,80 por litro, recurso que é revertido ao Fundo Municipal de Meio Ambiente.

O óleo e as lâmpadas compactas e tubulares/fluorescentes podem ser depositados em recipientes que estão no rool de entrada do DEMA, localizado na Avenida Mauá, próximo da SMEC. Para as entregas de óleo, o usuário devem armazena-lo em garrafas pet ou outros, e coloca-los no reservatório que simula uma grande garrafa de óleo que está no térreo do prédio. Ao lado deste fica o armário onde podem ser depositadas as lâmpadas. As entregas podem ser feitas de segunda a sexta-feira no horário entre 8h15 e 11h45 e das 13h30 as 17h. Quando o depósito atinge 80% da capacidade o município aciona a empresa que procede a coleta e que  é  feita em 72  horas. Já as pilhas usadas  podem ser descartadas nos “papa  pilhas” disponíveis  em escolas  públicas e em supermercados da cidade.

Coleta de resíduos  eletrônicos

Esta programada para a próxima sexta-feira (05) de maio, se as condições climáticas forem favoráveis, mais um dia de  recolhimento de resíduos eletrônicos junto a Praça Albino Hillebrand.

Keyser ainda revelou que o Departamento vem estudando a possibilidade de fazer um ponto fixo para o recolhimento de resíduos eletrônicos, provavelmente junto a Secretaria de Obras, porém este é um projeto de médio prazo já que  será preciso adaptações na construção do espaço que dentre outros itens deve ter piso impermeável.

Notícias Relacionadas

Endereço
Rua Pedro Vargas, 846, 99500-000 Carazinho - RS

E-mail
financeiro96.3@nossaradio.net.br
trabalheconosco@nossaradio.net.br

Desenvolvido por FAROL TI