Na semana que passou a Secretaria de Saúde de Não-Me-Toque confirmou a identificação de seis casos positivos de Dengue. São os primeiros registros da doença neste ano. Em entrevista a Nossa Rádio AM 780 a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Renata Kraemer, destacou que neste ano os casos foram diagnosticados mais cedo. Ela ressalta que em 2022 o município teve vários registros de Dengue, porém com incidência maior a partir do mês de abril. A enfermeira confirma que a Secretaria Estadual de Saúde já havia emitido um alerta diante da circulação da doença em território gaúcho e do índice de infestação do mosquito transmissor da doença no município.
Conforme a enfermeira, os pacientes de Não-Me-Toque apresentam sintomas leves da doença e não necessitaram de internação hospitalar. Renata explica que os casos na maioria se concentram em uma região da cidade, e os pacientes não apresentaram histórico de viagens recentes. Em um raio de 150 metros dos imóveis foi feito o chamado bloqueio com aplicação de larvicidas. Além dos casos confirmados, também há um paciente com suspeita da doença e do qual aguarda-se resultado de exame.
A enfermeira comenta que com o início do ano letivo foi iniciado um trabalho de orientação junto as escolas e comunidade escolar sobre os cuidados em relação a doença e as agentes de saúde também tem intensificado a abordagem em relação a temática.