Mesa Diretora para 2025 será comanda por Mayana da Silva Berner
Os novos representantes do Programa Juventude Legislativa de Carazinho tomaram posse nesta quarta-feira (14) e já escolheram a Mesa Diretora que os comandará para 2025.
Duas chapas foram inscritas e a votação empatou. Por decisão dos próprios integrantes, a escolha se deu pelo presidente mais velho. Assim sendo, os eleitos foram: Mayana da Silva Berner da EEEF Dr. Alfredo d´Amore como presidente; Kauã Almeida Zanetti da EEEM Conego Joao Batista Sorg, como 1º vice-presidente; Miguel Schneider Metz da EMEF Presidente João Goulart, como 2º vice-presidente; Laura Moreira da Silva do Colégio La Salle, como 1ª Secretária; e Abiner Davi Silva Martins da EMEF Professor Polibio Do Valle, como 2º Secretário.
Ao total, são 15 estudantes, matriculados a partir do 9° ano do Ensino Fundamental até o 2° ano do Ensino Médio, indicados pelas escolas públicas e privadas do município que vivenciarão o dia a dia de um vereador e o funcionamento da Casa Legislativa nestes próximos meses.
O presidente do Legislativo Bruno Berté parabenizou os vereadores juvenis e colocou toda a Casa à disposição dos mesmos. “Que honra fazer parte deste momento de retomada do Programa Juventude Legislativa. Vocês terão uma grande experiência: tão cedo realmente conhecer e entender o papel do vereador, participar, opinar e se comprometer a mudar a realidade do município. Contem conosco para os auxiliarem”, ressaltou.
O prefeito João Pedro Albuquerque de Azevedo, que também já foi vereador desta Casa Legislativa, e esteve prestigiando o evento lembrou o papel dos edis aos jovens destacando que agora eles terão uma grande oportunidade em fazer parte da construção do município e impactar diretamente a vida das pessoas. “Hoje estou aqui porque acredito demais no poder da Juventude de transformar realidades. Assim, vocês poderão trazer suas demandas e aprender sobre o Legislativo e muito provavelmente, quem sabe, alguns de vocês possam ser futuros vereadores eleitos. Aproveitem esta oportunidade, aprendam e cada vez mais exerçam a liderança nos espaços que vocês estiverem, seja na escola, no bairro ou na cidade como um todo. Carazinho precisa de vocês”, destacou.
O ex-vereador Lucas Lopes, que foi o proponente da lei que criou do Programa Juventude Legislativa, e que hoje é assessor da Subchefia do Interior da Casa Civil RS, também participou da solenidade e disse estar muito feliz com a retomada dessa importante iniciativa. “É na escola que nasce o verdadeiro protagonismo. Que esses jovens líderes sigam fazendo a diferença em suas comunidades”, desejou.
Em seu primeiro discurso, a presidente Mayana da Silva Berner agradeceu aos votos recebidos e garantiu que está disponível a todos os colegas. “Estou muito feliz em participar do programa Juventude Legislativa e mais ainda enquanto presidente. Estarei à disposição a todos. Não precisa sentirem-se envergonhados para solicitar qualquer ajuda ou informação. Obrigada”.
Próximos encontros
Os estudantes ainda participarão de outros quatro encontros previstos para acontecerem em 11 de junho, 13 de agosto, 10 de setembro e 08 de outubro. No próximo ano, outros alunos devem ser indicados ao programa.
Confira na relação completa dos alunos que fazem parte do Juventude Legislativa 2025
Abiner Davi da Silva Martins – EMEF Professor Polibio Do Valle
Diego Alves do Nascimento – EMEF Presidente Getúlio Dornelles Vargas
Emanuel Santos de Freitas – EMEF Presidente Castelo Branco
Emanuelle Beulk – EMEF Rufino Leal
Giuliana de Abreu – EMEF Patronato Santo Antonio
Kaua Almeida Zanetti – EEEM Conego Joao Batista Sorg
Laura Moreira da Silva – Colégio La Salle
Lucas Rafael Mokfa – EEPROCAR
Luís Gustavo Pereira dos Santos – EMEF DR. Piero Sassi
Maike Rian Gonçalves Cordeiro – EMEF Alfredo Scherer
Mayana da Silva Berner – EEEF Dr. Alfredo d´Amore
Miguel Schneider Metz – EMEF Presidente João Goulart
Murilo Machado Camargo – EEEM Marques De Caravelas
Pyetra Barbosa de Oliveira- Colégio Notre Dame Aparecida
Vítor Severgnini Machado – EMEF Pedro Pasqualotto
O Programa Juventude Legislativa
O Programa Juventude Legislativa, iniciado em 2017, tem caráter educacional e objetiva promover a interação entre o Legislativo e os jovens, permitindo aos estudantes a vivência do processo democrático. A partir do programa, pretende-se oportunizar a reflexão acerca dos problemas do município que mais afetam a população, possibilitando que os alunos, representando os vereadores, apresentem sugestões para solucionar estas demandas, sensibilizando a comunidade escolar a participar deste movimento. As propostas serão objeto de análise do Legislativo Municipal para que as deliberações e proposições deles sejam encaminhadas posteriormente aos órgãos públicos competentes. A iniciativa não era realizada deste 2020, quando a pandemia de Covid-19 interrompeu a edição do programa.
Ascom – Câmara de Vereadores Carazinho