O Hospital de Clínicas de Carazinho, a Secretaria Municipal de Carazinho e o Hemopasso de Passo Fundo estarão disponibilizando à Carazinho e região a coleta de doação de sangue. Ela acontecerá no dia 25 de maio (sábado), das 8h às 16h, em frente ao HCC, onde virá o ônibus para a coleta. Nesta vez, o interessado em doar poderá agendar através do whatsapp (54) 3329-9899, diretamente com o Hospital de Clínicas de Carazinho.
Para doar o cidadão deve estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 69 anos de idade, peso igual ou superior a 50 kg, não estar em jejum, não ingerir bebida alcoólica 24 horas antes da doação e não ingerir alimentos gordurosos nas 04 horas que antecedem a doação. É preciso trazer documentos de identificação com foto (Carteira de Identidade e ou motorista). Homens podem doar até 04 vezes ao ano e mulheres até 03 vezes ao ano.
Lembrando que não podem doar quem teve gripe ou febre nos últimos dias, quem recebeu transfusão de sangue nos últimos 12 meses, gestantes ou mães que estejam amamentado, pessoas que passaram por cirurgia de grande porte a menos de 06 meses, quem teve hepatite após os 10 anos de idade ou contato a menos de 06 meses, quem fez tatuagem ou colocou piercing nos últimos 12 meses, pessoas com HIV positivo. Quem fez a vacina da gripe impede a doação por 48 horas e também existem outros requisitos que são avaliados na triagem clínica.
Segundo a enfermeira Emanuela Negri, esse é um momento muito esperado para o HCC, pois quando o ônibus do Hemopasso vem à Carazinho, é possível renovar os estoques de sangue. “A Agência Transfusional do HCC é responsável por todo o processo que envolve as transfusões de sangue realizadas na instituição de saúde: realização das provas de transfusão, a verificação da tipagem sanguínea, a própria transfusão de sangue para os pacientes, a solicitação das bolsas de sangue ao Hemopasso e o armazenamento do estoque de sangue. Ela atende todas as demandas clínicas, cirúrgicas, ambulatoriais e de urgências. Por isso a importância de manter os estoques, sendo que o sangue é um bem vital para os pacientes do HCC”, explica Aline, convidando a todos para participar desse ato de amor e solidariedade.