A cirurgia de alta complexidade, realizada durante essa segunda-feira (15) e que possibilita avanços notórios no tratamento de doenças como Parkinson e tremor essencial avançado, por exemplo, foi realizada pelo neurocirurgião do HCC, Dr. Rafael Espanhol, pelo neurocirurgião funcional Dr. Paulo R. Franceschini, pela anestesiologista Dra. Cheila Farias de Freitas e pela equipe de enfermagem da instituição de saúde. Estiveram assistindo a cirurgia, os estudantes de Medicina que realizam os estágios curriculares no HCC.
A Estimulação Cerebral Profunda (DBS) é um tratamento cirúrgico para controlar sintomas de distúrbio do movimento, explica o neurocirurgião Dr. Rafael Espanhol, ressaltando que ela geralmente é usada para tratar pessoas com doença de Parkinson e tremor essencial avançado, cujos sintomas não são mais controlados por medicação. “A DBS é um tratamento bem estabelecido, seguro e eficaz que ajuda a melhorar as experiências diárias e a qualidade de vida desses pacientes”, explica.
O procedimento levou cerca de 8 horas de duração, onde o paciente se manteve acordado. É realizado em grandes centros hospitalares do Brasil e do mundo e seus principais benefícios são: melhora a qualidade de vida dos pacientes com Parkinson; minimiza o impacto dos sintomas da doença; diminui o uso de medicação; aumenta o tempo do efeito dos medicamentos; melhora os principais sintomas: tremores, rigidez e o excesso de movimentos involuntários (discinesias).
Com informações do Hospital de Clínicas de Carazinho