Diante do aumento da demanda, o Hospital de Clínicas de Carazinho tem proporcionado avanços notórios na área, como a vinda de novos profissionais médicos da área, bloco cirúrgico completamente equipado com materiais modernos e tecnológicos, hotelaria de alto padrão, equipe multiprofissional, entre outros. Tudo isso pensado na segurança dos pacientes, que devem escolher um lugar seguro para realização desses procedimentos.
Um serviço que vem ganhando força nos últimos anos, não só no Hospital de Clínicas de Carazinho, mas em todo o mundo são os procedimentos estéticos e cirurgias plásticas, isso é o que mostra a Pesquisa Global sobre procedimentos estéticos/cosméticos promovida pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). De acordo com o levantamento, o somatório de procedimentos cirúrgicos passou por um aumento de 41,3% nos últimos quatro anos.
Diante do aumento da demanda, o Hospital de Clínicas de Carazinho tem proporcionado avanços notórios na área, como a vinda de novos profissionais médicos da área, bloco cirúrgico completamente equipado com materiais modernos e tecnológicos, hotelaria de alto padrão, equipe multiprofissional, entre outros. Tudo isso pensado na segurança dos pacientes, que devem escolher um lugar seguro para realização desses procedimentos.
Segundo o cirurgião plástico Drº Ricardo Zambenedetti, as cirurgias plásticas realizadas no HCC são de altíssimo padrão, tanto no que diz respeito às técnicas cirúrgicas que podem ser utilizadas, quanto à segurança dos pacientes. “A estrutura da instituição tem sido fundamental para o sucesso das cirurgias e o suporte oferecido pela equipe de multiprofissional de colaboradores é um diferencial que possibilita aos pacientes uma recuperação mais rápida e eficaz. Outro fator essencial é o suporte da UTI que temos à disposição, equipada com tecnologia de ponta e profissionais extremamente capacitados, que oferece segurança tanto para os pacientes quanto para a equipe médica. Saber que podemos contar com uma infraestrutura desse nível nos permite atuar com confiança e proporcionar uma experiência mais segura e tranquila aos nossos pacientes”, explica.
Unidade de Tratamento Intensivo (UTI)
Todo procedimento cirúrgico oferece algum grau de risco ao paciente, para isso é de suma importância que o procedimento seja bem planejado e que o local onde ele ocorra esteja preparado e equipado para que os riscos sejam minimizados e/ou contornados rapidamente durante o procedimento ou no pós operatório imediato. A gerente assistencial, enfermeira Aline Vanessa de Ávila, explica que com a UTI mais moderna do interior do Rio Grande do Sul e com equipamentos adquiridos de empresas líderes no mercado mundial, o HCC proporciona uma segurança completa aos pacientes.
Além disso, o hospital conta com um controle de infecção através de uma parceria entre o HCC e a empresa Qualis, que com sua expertise e tecnologia, como um braço consultivo e executivo de ações que visam melhorar indicadores como a redução das taxas de infecção hospitalar, redução de resistência bacteriana e uso racional dos antimicrobianos. Como objetivo final, iniciativas como essa garantem que o paciente receba o melhor cuidado e que o hospital tenha a melhor performance em indicadores relacionados à infecção hospitalar.
Centro Cirúrgico do HCC
O Centro Cirúrgico do HCC possui cinco salas de cirurgia, equipadas para atender de forma eficiente, segura e humanizada. Nele, são realizados em média 350 procedimentos cirúrgicos por mês. “Toda esta estrutura, comporta a complexibilidade das cirurgias plásticas, que vem crescendo em Carazinho. Além desta estrutura cirúrgica, a sala de recuperação conta com 11 leitos todos com monitoramento do paciente, proporcionando maior segurança para o pós-operatório, e uma central de esterilização com garantia da segurança em todo os seus processos e cuidados”, explica Aline.
Ainda mais segurança
Além de todo esse suporte, o HCC possui uma Agencia Transfusional própria, disponibilizando bolsas de todos os tipos sanguíneos disponível 24 horas por dia, para atender as demandas da instituição de saúde. “Ainda dispomos de equipes de nutrição, fisioterapia e psicologia, as quais atendem de forma completa, conforme a necessidade de cada paciente”, disse.
“Tenho orgulho de dizer que estou há 10 anos em Carazinho e, ao longo desse tempo, pude testemunhar a impressionante evolução do hospital. As melhorias estruturais e nos serviços oferecidos contribuíram significativamente para que possamos proporcionar um atendimento cada vez mais qualificado”, disse o cirurgião plástico Drº Ricardo Zambenedetti.