Organizados pela Fetag / RS e Sindicatos dos Trabalhadores Rurais a quarta-feira (19), será de manifestação para agricultores em várias regiões do Estado.
Ao todo devem ser pelo menos 17 municípios onde agricultores estarão realizando caminhadas, atos públicos e manifestações em locais estratégicos para chamar a atenção e pressionar o governo federal sobre a pauta da estiagem.
Em entrevista a Nossa Rádio AM 780 o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Carazinho e Região, Elio Bernardi, destacou que o ato previsto para amanhã tem a intenção de pressionar a União a apresentar respostas efetivas as demandas que vem sendo apresentadas pelas representações da categoria.
Conforme Bernardi, dentre os locais em que os agricultores estarão indo estão agências bancárias já que uma das pautas é a renegociação/ prorrogação das dividas. Conforme o presidente, uma das preocupações é em relação ao custeio das próximas safras ao passo que conforme ele, tem se adotado a prática de que aos agricultores que acionaram o seguro do custeio por três vezes nos últimos 60 meses ficam impedidos de fazer novos contratos na modalidade, porém nos últimos três anos as safras foram afetadas pela estiagem.
Enquanto as mobilizações acontecem no Rio Grande do Sul uma comitiva de representantes da Fetag-RS deve estar em Brasília para uma nova rodada de negociações com o governo federal e reuniões com a bancada gaúcha para sensibilização dos parlamentares. Da região, os sindicatos estarão mobilizados em Ibirubá.