Encontro Abelheiro destaca a versatilidade do mel para a culinária
Segunda edição do evento acontecerá nos dias 27, 28 e 29 de setembro em Carazinho
Muitas pessoas já reconhecem os benefícios do mel para a saúde, devido às suas propriedades anti-inflamatórias, bactericidas e antioxidantes, bem como seu uso como adoçante natural em receitas. No entanto, o mel também é valorizado por chefs em todo o mundo por sua versatilidade na culinária, tanto em pratos doces quanto salgados.
Bruno Ivanoff, chef de cozinha, destaca que o mel não apenas adiciona sabor, mas também valor nutricional aos pratos, sendo utilizado em sobremesas, pizzas, sucos e carnes. Ele estará presente no 2° Encontro Abelheiro para conduzir uma oficina sobre o uso do mel na culinária, destacando seu papel crescente como substituto do açúcar e suas características regionais. “Existe um grande movimento no comportamento das pessoas buscando uma alimentação melhor, natural e mais equilibrada. E o mel tem se destacado substituindo o açúcar em infinitas receitas e dando um novo status ao produto e suas características de terroir. Convido todos a não temerem e utilizarem mais o mel em pratos salgados. É uma rica mistura, deliciosa e aromática”, destaca Ivanoff.
Cada mel um prato diferente
Segundo o Chef, a diversidade de méis é notável, com cada espécie de abelha produzindo variações únicas influenciadas pela região e clima locais. Por exemplo, o mel de florada é indicado para molhos de churrasco e pães, enquanto o mel branco realça saladas, chás e carnes brancas. Já o mel de mato nativo complementa grelhados, marinadas e criações de drinks artesanais, como o hidromel. “O mel também tem seu terroir. É a assinatura do local onde as abelhas têm suas colmeias. E isso proporciona um leque muito interessante para a gastronomia”, complementa.
Participação no Encontro Abelheiro
Diante desse cenário, Ivanoff expressa seu entusiasmo em participar da segunda edição do Encontro Abelheiro. “Sinto-me honrado com o convite e aceitei prontamente assim que fui informado. Esta é uma oportunidade de fazer parte de uma história fascinante. Meu desejo é que este evento cresça em magnitude e reconhecimento, integrando-se ao calendário de feiras gaúchas em âmbito municipal, regional e estadual”, destaca. Ele também aproveita para parabenizar Luis César Gerevini de Souza, idealizador e presidente do Encontro Abelheiro, pelo incansável empenho dedicado ao mel e, por consequência, à agricultura gaúcha e brasileira.
Ivanoff ressalta a importância de disseminar o conhecimento sobre as propriedades e as diversas aplicações do mel, convidando o público a participar do 2º Encontro Abelheiro. “A presença de um chef renomado como Bruno enriquece nosso evento. As múltiplas formas de utilizar o mel na culinária destacam o potencial deste produto, não apenas como um recurso econômico significativo para apicultores e meliponicultores, mas também como contribuição para uma alimentação mais nutritiva e saudável”, enfatiza Souza.
O Encontro Abelheiro
Em sua estreia em 2023, o Encontro Abelheiro surpreendeu ao reunir mais de 70 expositores ligados à produção de abelhas, além de pesquisadores, produtores e um público estimado em mais de 3,5 mil pessoas. O evento movimentou uma quantia significativa, ultrapassando os R$ 350 mil em transações.
A segunda edição do Encontro Abelheiro está marcada para os dias 27, 28 e 29 de setembro, na cidade de Carazinho, no Rio Grande do Sul. O Encontro promete ser uma oportunidade única para intercâmbio de conhecimento e networking entre os diversos participantes das cadeias produtivas das abelhas, sejam elas com ou sem ferrão. A iniciativa, realizada pela empresa Védera em co-realização com a União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi) e com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), promete impulsionar não só a economia local, mas também a disseminação de conhecimento no setor. Para mais informações, acesse o site www.encontroabelheiro.com.br.
Bruno Ivanoff durante a preparação de uma focaccia com mel
Crédito da foto: Arquivo pessoal
Nenhum comentário