Encontro Abelheiro confirma mais atrações para evento de novembro

Encontro Abelheiro confirma mais atrações para evento de novembro


Os detalhes da programação para o Encontro Abelheiro estão em fase final de definição por parte da comissão organizadora e diversas atrações já estão confirmadas. Dentre os expositores estarão apicultores (criadores de abelhas com ferrão) e meliponicultores (criadores de abelhas sem ferrão) e um dos destaques é que o público poderá conferir inúmeros sabores de mel e degustar essas delícias no evento.
A criação de abelhas, porém, resulta em muitos outros produtos além do mel. E o Encontro Abelheiro também vai evidenciar essas potencialidades. Uma das atrações nesse sentido são as oficinas práticas que já estão confirmadas para o evento, uma delas mostrando, por exemplo, a produção de sabonetes fitoterápicos.

A ideia para o Encontro Abelheiro é apresentar uma oficina de Meliprodutos, com introdução à saboaria artesanal e natural e produção de sabonetes fitoterápicos utilizando mel, pólen e própolis – explica Thiandra Cristina Sangaletti, bióloga, artesã e meliponicultora, fundadora do Meliponário Rainha do Sul. Ela incentiva o consumo de produtos das abelhas de forma sustentável e com responsabilidade ambiental.
Essa oficina vai ao encontro de um dos objetivos do Encontro Abelheiro, que é evidenciar que a criação de abelhas resulta em mais insumos do que o mel para o consumo alimentício. A cera e o própolis gerados pelas abelhas, por exemplo, podem ser matérias-primas para muitos outros produtos saudáveis e atrativos para os consumidores e, por isso, possuem um grande potencial econômico.


Cosméticos naturais

Outro exemplo de produto obtido a partir da criação de abelhas são os cosméticos naturais, que também poderão ser conferidos em outra oficina do Encontro Abelheiro. “Ao estudar esse segmento, percebemos o potencial terapêutico dos insumos da abelha. Por que não levar isso para o dia a dia através de cosméticos naturais? E é isso que temos feito desde então. Nesta oficina podemos fazer sabonetes, bálsamos cicatrizantes, repelentes, enfim, vários itens que podem ser produzidos a partir da criação de abelhas, que é um universo rico e completo”, explica Jana Mello, proprietária do Parque Mel E Cravo.


Hidromel
Edalmir Antônio de Oliveira, do Meliponário Marques, vai ensinar o público a produzir o Hidromel, que também pode ser conhecida como “bebida dos deuses”. “Na oficina, vou ensinar as pessoas a fazer hidromel de uma maneira bem fácil e em pequena quantidade. Vou utilizar apenas mel de ápis, fermento de pão, um maracujá, três litros de água e um garrafão de 4 litros como recipiente. É uma receita simples, com ingredientes que as pessoas têm em casa e muito fácil de fazer”, comenta.


Divisão de mandaçaia
Outra referência no setor, Orlando Morschel também vai participar do Encontro Abelheiro orientando como fazer a divisão de mandaçaia por discos. A mandaçaia é uma espécie de abelha. “Pegamos o enxame matriz e retiramos os discos. Aí mostramos como é todo o processo, desde a identificação dos discos maduros, caixa nova, vedação, posicionamento dos discos, do alimentador, enfim, é um guia completo para a divisão de mandaçaia”, revela.


O evento

“O trabalho realizado por todos esses especialistas e que poderá ser conferido no Encontro Abelheiro é um grande exemplo do valor e da diversidade gerados pela criação de abelhas. Além de produzir mel, geram matéria-prima para muitos outros itens. Tenho certeza que quem visitar o Encontro Abelheiro vai se encantar com esse mundo tão rico e bonito” destaca César Souza, responsável pela organização do evento.
O Encontro Abelheiro é promovido pela União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi) e pela empresa Védera. O evento reunirá criadores de abelhas, empresas, pesquisadores, público em geral e apreciadores deste segmento nos dias 3, 4 e 5 de novembro na Acapesu, em Carazinho-RS. Além das oficinas práticas, a programação também terá conversas técnicas, degustação e venda de mel. No dia 5, em parceria com o grupo de melhor idade “Idade Feliz”, também terá um baile de encerramento. Visitantes de várias cidades da região Sul do Brasil são esperados. Para mais informações acesse encontroabelheiro.com.br.

Crédito da foto: Divulgação

Jana Mello, uma das oficineiras do Encontro Abelheiro

Notícias Relacionadas

Endereço
Rua Pedro Vargas, 846, 99500-000 Carazinho - RS

E-mail
financeiro96.3@nossaradio.net.br
trabalheconosco@nossaradio.net.br

Desenvolvido por FAROL TI