Evento fomenta diversos segmentos da economia vinculados à criação de abelhas
Sabendo da importância econômica do Encontro Abelheiro para diferentes elos da cadeia produtiva, a comissão organizadora do evento tem buscado estreitar parcerias com diferentes instituições. O objetivo é aproximar a programação de diferentes públicos que podem se beneficiar da troca de experiências e relações comerciais estabelecidas a partir da programação do evento.
Lembrando que a segunda edição do Encontro Abelheiro acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro na Acapesu em Carazinho-RS e deverá reunir um grande número de criadores de abelhas, especialistas do segmento e players comerciais do setor. Recentemente, a comissão organizadora do Encontro Abelheiro firmou uma parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Carazinho.
-Teremos a participação da CDL no evento e essa é uma forma de gerar oportunidades para o comércio local. Teremos criadores de abelhas de Carazinho e municípios próximos mas também de várias outras regiões. Ou seja, o Encontro Abelheiro é uma excelente vitrine de negócios para todos e estamos engajados em gerar oportunidades como essas para contribuir com a reconstrução de nosso estado – destaca César Souza, presidente do Encontro Abelheiro.
Durante o encontro, Zani da Costa Santos, presidente da CDL Carazinho, parabenizou a comissão organizadora pela primeira edição do Encontro Abelheiro realizada no ano passado e ressaltou ser um apoiador da iniciativa. O Encontro Abelheiro deverá também estar representado no evento Homens na Cozinha, que será promovido pela CDL em agosto, apresentando novidades do segmento da criação de abelhas.
O Encontro Abelheiro também tem parceria com o Conselho Municipal de Meio Ambiente de Carazinho (COMMAC). “Em nome das 20 entidades-membro do COMMAC, assumimos o compromisso com o slogan do Encontro Abelheiro. Mesmo que nossa região não tenha sofrido os impactos diretos do último desastre ambiental e climático do estado, temos o dever humano de estímulo e força da coragem para reconstruir”, pontua Miriane Lemes, presidente do COMMAC.
O Encontro Abelheiro
Em sua estreia em 2023, o Encontro Abelheiro surpreendeu ao reunir mais de 70 expositores ligados à produção de abelhas, além de pesquisadores, produtores e um público estimado em mais de 3,5 mil pessoas. O evento movimentou uma quantia significativa, ultrapassando os R$ 350 mil em transações.
O Encontro Abelheiro chega à sua segunda edição em 2024 e a programação acontece nos dias 27, 28 e 29 de setembro em Carazinho-RS. O Encontro promete ser uma oportunidade única para intercâmbio de conhecimento e networking entre os diversos participantes das cadeias produtivas das abelhas, sejam elas com ou sem ferrão.
A programação do Encontro Abelheiro 2024 contempla ainda palestras, oficinas práticas e rodadas de negócios. A iniciativa é realizada pela empresa Védera em co-realização com a União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi) e com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).
Zani da Costa Santos, Miriane Lemes e César Souza
Crédito da foto: Comunicação Encontro Abelheiro