Evento acontecerá em novembro em Carazinho-RS e terá muitas atrações e troca de informações sobre o setor apícola
Marcado para os dias 3, 4 e 5 de novembro, o Encontro Abelheiro vai apresentar inúmeras atrações que mostram o potencial econômico da criação de abelhas. O evento terá vários expositores, estandes com venda de mel e oficinas práticas sobre o setor. A atração vai acontecer em Carazinho-RS.
Outro destaque do Encontro Abelheiro são os convidados especiais, que irão debater com o público e criadores de abelhas informações importantes sobre o setor. O evento já tem a confirmação de presença de duas importantes instituições, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Consulado Argentino em Uruguaiana.
Pesquisador da Embrapa Clima Temperado, Luis Wolff é um dos convidados especiais e trará mais informações sobre a apicultura (criação de abelhas com ferrão). “A ideia é falar sobre a sustentabilidade da apicultura, que está alicerçada em 4 pilares. Um deles é o manejo científico das colmeias para a produção de mel, o que inclui cuidados com o enxame, sistema mínimo de limpeza e revisão de safra e procedimentos durante a safra. O segundo aspecto é o estudo das florações apícolas”, comenta.
No Encontro Abelheiro, Wolff também vai detalhar outros aspectos, como “a inserção da apicultura na agricultura familiar e produção orgânica de mel e demais produtos das abelhas e a importância de tudo isso para a geração de renda e sustentabilidade da apicultura, incluindo a questão da convivência harmônica das abelhas e da produção de soja. E o quarto tópico relativo à sustentabilidade da apicultura é falar sobre mortandade de enxames e práticas para a proteção”, pontua.
O Encontro Abelheiro vai promover uma dinâmica diferente para a troca de informações. Ao invés de palestras no formato tradicional, durante o evento os convidados especiais terão estandes onde vão abordar temas relativos ao setor em forma de diálogo e conversa informal com os produtores e com o público em geral.
Também representando a Embrapa, Ricardo Camargo falará sobre a meliponicultura (criação de abelhas sem ferrão). “A ideia é fazer um panorama desta atividade no Brasil, abordando histórico, entraves e potencialidades do setor. Todos que estamos vinculados a este segmento precisamos estar unidos e trocar informações, além de buscar resolver certos gargalos que atrasam o desenvolvimento da meliponicultura”, destaca o pesquisador da Embrapa Meio Ambiente, que também é presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira das Entidades da Meliponicultura e diretor da Associação de Meliponicultores de São Paulo.
O Encontro Abelheiro também deverá contar com a presença de um pesquisador argentino, que irá dar um panorama sobre o setor no país vizinho. “O Consulado da República Argentina agradece o convite para participar do Encontro Abelheiro 2023 e vai divulgar o evento na Argentina entre os apicultores e representantes de Câmaras e Associações do setor, incluindo empresas dedicadas à produção de insumos e equipamentos para a apicultura. Também temos o objetivo de contar com a participação de representantes da Direção da Apicultura da SAGyP (Secretaria de Agricultura, Ganadería y Pesca) no evento”, destaca o cônsul-adjunto Fernando Flores.
– Todas essas presenças fortalecem o evento e elevam o nível dos debates que teremos no Encontro Abelheiro visando qualificar o trabalho desses segmentos tão importantes que são a apicultura e a
meliponicultura. Teremos uma programação muito atrativa para criadores de abelhas e também para o público em geral – destaca César Souza, responsável pela organização do evento.
O Encontro Abelheiro é uma promoção da União Carazinhense de Apicultores e Meliponicultores (Ucapi) e da empresa Védera e deverá atrair visitantes de várias regiões dos estados do Sul do Brasil. Dentre os expositores estarão apicultores e meliponicultores e o público também poderá conferir inúmeros exemplos de produtos oriundos da criação de abelhas.
Crédito da foto: Luis Wolff / Divulgação