Vindo de São Gabriel onde chefiou a Delegacia de Polícia daquela cidade por oito anos, o delegado José Bastos assumiu nesta semana a titularidade da Delegacia de Pronto Atendimento de Carazinho.
Em entrevista a Nossa Rádio AM 780, o delegado sinalizou que em um primeiro momento não devem haver alterações na equipe de trabalho, nem na sistemática de atendimento da delegacia, mas que após observar todas as rotinas a tendencia é de imprimir então sua metodologia de trabalho. A delegada Heládia Cazarotto continuará atuando na cidade frente a Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente que recentemente teve a nomenclatura e a abrangência alterada para Delegacia de Proteção aos Grupos Vulneráveis.
Bastos comenta que embora ainda esteja se ambientando a cidade, observa que mesmo que o porte populacional de Carazinho seja semelhante ao de São Gabriel, as particularidades dos principais tipos de crimes tendem a ser diferentes. O delegado comenta que em São Gabriel, dado a extensão territorial do munícipio que tem forte produção agropecuária, os casos de abigeato eram uma condição constante de investigação. Em Carazinho a maior concentração populacional está no perímetro urbano, além disto, o município está em um corredor de acesso a outros estados e o fluxo de pessoas é maior, também dado a estas características nota-se maior presença de delinquentes de outras regiões e de crimes de maior extensão, enquanto em São Gabriel a maioria das ocorrências referiam-se a questões locais.
Bastos destacou que embora tenha a questão do quantidade de efetivo policial ainda a ser buscado, cita estar surpreso com a boa estrutura que a Policia Civil dispõem em Carazinho. Com a chegada de Bastos ao município as cinco delegacias instaladas na cidade contam com delegados titulares.