Cotrijal recebe evento de apresentação de resultados do Rally da Safra

Remember - Alessandro Costa

Radio 96.3

Cotrijal recebe evento de apresentação de resultados do Rally da Safra

Levantamento através de expedição técnica nas lavouras é realizado anualmente pela Agroconsult

Na última semana, a Cotrijal sediou a apresentação dos resultados da safra 2024/2025 e perspectivas para o mercado de soja e milho, com a realização de evento do Rally da Safra, expedição organizada anualmente pela Agroconsult. O encontro ocorreu no parque da Expodireto Cotrijal, em Não-Me-Toque/RS, com a participação de empresas parceiras, equipe de colaboradores e produtores rurais.

O objetivo do Rally é fazer um levantamento das safras de soja e milho, entendendo os contextos da produção de cada uma das regiões do país a partir de dados e informações coletadas nas lavouras. Neste ano, o levantamento realizado confirma o recorde de produção de soja no Brasil de 172,1 milhões de toneladas. Para o Rio Grande do Sul, a safra foi desafiadora por conta das condições climáticas, em que muitas propriedades sofreram com impactos da estiagem. Enquanto o Brasil registrou uma média nacional de 60 sacas de soja por hectare (aumento de 8,3% em relação à safra passada), no estado gaúcho essa média é de apenas 37,5 sacas.

Os contrates das regiões brasileiras em produtividade do grão estão entre os destaques do levantamento. “Estamos diante de uma safra recorde em termos de produção. São mais de 172 milhões de toneladas, mas uma safra marcada por contrastes. Uma coisa é olharmos para a realidade do Rio Grande do Sul e também para o sul do Mato Grosso do Sul, que tiveram quebras bastante severas. E outra, olharmos para a realidade do Mato Grosso, por exemplo, que está colhendo uma safra de 50 milhões toneladas. Só o este estado vai colher mais do que toda a Argentina. Então, de fato, estamos diante de uma safra muito grande no Brasil, marcada por estas diferenças regionais”, explica o coordenador do Rally da Safra, André Debastiani. Os estados com maior média de produtividade são Goiás (68 sacas por hectare), Mato Grosso (66,5 sacas por hectare) e Minas Gerais (66,5 sacas por hectare).

Em relação à área plantada, o levantamento apontou ampliação da área brasileira de soja, que chegou a 47,8 milhões de hectares. O crescimento é de 2,1%, o que representa aumento de 1 milhão de hectares em relação à safra anterior. Já em relação ao milho, o Rally projeta a produção brasileira de 138,8 milhões de toneladas (aumento de 8,3% em relação à safra passada), em 22,2 milhões de hectares (2,6% a mais do que na safra 2023/2024).

Não desistir da tecnologia, de maneira a seguir buscando altas produtividades, foi a mensagem deixada por Debastiani para os agricultores gaúchos que buscam a recuperação na próxima safra. “Sabemos de toda a dificuldade que o estado está passando, com novamente uma safra problemática. E isso traz muitas consequências, ainda mais em um ambiente de taxas de juros ainda bastante elevadas e endividamentos altos que o produtor carrega. Mas, ao mesmo tempo, acreditamos que a saída para o produtor é investir no seu negócio, que é promissor. Então, apesar do momento difícil, acreditamos que o estado continua crescendo e que ainda tem um potencial muito grande para ser mostrado e vai fazer isso na próxima safra”, reforça o coordenador do Rally.

A abertura do evento foi realizada pelo presidente da Cotrijal, Nei César Manica, que relatou aos participantes sobre as últimas agendas realizadas entre entidades do agro gaúcho, que vêm buscando alternativas para as dificuldades do segmento, bem como, ressaltou a importância do setor primário e os seus reflexos na economia como um todo. O encerramento do evento ficou por conta do superintendente de Produção Agropecuária da Cotrijal, Gelson Melo de Lima, que refletiu sobre como os produtores podem se preparar para a próxima safra, ressaltando a importância da implantação das culturas de inverno, em especial o trigo – cultura comercial que traz renda para as propriedades e diferentes benefícios agronômicos, como cobertura do solo, controle de plantas invasoras e fertilidade – colocando as equipes Técnica e Comercial da cooperativa à disposição para apoiar os produtores neste planejamento. Ambos ressaltaram a importância do evento na promoção do conhecimento e informações para apoiar os agricultores em suas tomadas de decisão.

Assessoria de imprensa da Cotrijal

Notícias Relacionadas

Endereço
Rua Pedro Vargas, 846, 99500-000 Carazinho - RS

E-mail
financeiro96.3@nossaradio.net.br
trabalheconosco@nossaradio.net.br

Desenvolvido por FAROL TI