A Corsan deve perfurar no mês de março pelo menos três poços artesianos em Carazinho para auxiliar na demanda por água potável na cidade. Em entrevista Nossa Rádio AM 780 o engenheiro da Corsan, Rudney Cracco explicou que a demanda neste verão, somado a estiagem cresceu exponencialmente chegando a picos de 24 mil metros cúbicos de água por dia.
O profissional explica que embora o Rio da Várzea tenha reduzido cerca de 80 centímetros no ponto de captação, a capacidade de coleta no rio ainda é muito boa, no entanto o fator limitante é a capacidade da estrutura de tratamento, de modo que com os poços, com uma estrutura bem mais simples e investimento menor se tem uma alternativa viável e rápida de se colocar mais água disponível na rede de distribuição. O profissional explica que a Corsan fez um mapeamento para perfuração de um total de 12 novos poços de água em diferentes pontos da cidade e dos quais 6 já estão autorizados pela Companhia. Estes seis poços pretendidos a curto e médio prazo ficam localizados nos bairros Floresta, Sommer, Boa Vista e Oriental no entanto, dos seis, três devem ser perfurados no decorrer do mês de março pois estarão localizado em áreas públicas e dos quais a tramitação para cessão uso destes terrenos é mais rápida, do contrário a Companhia teria de comprar imóveis e entrar em negociação, o que por vezes demora.
Conforme Cracco, os três poços que serão perfurados provavelmente no decorrer de março ficarão localizados na Morada da Pátria II, na Rua Jeferson Pacheco no Bairro Oriental e próximo da Escola Alfredo Scherer na Brandina.
Conforme o engenheiro, embora a perfuração destes deva ocorrer no próximo mês, a conclusão da instalação de toda a estrutura para o uso destes deve ficar pronta até a metade do outono. Cracco comenta que com as pancadas de chuvas que tem sido registradas e a tendência de redução das temperaturas, a perspectiva é de que o consumo diário de água em Carazinho comece a diminuir nas próximas semanas.