Festival acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro. Na próxima quinta-feira (12) ocorre o lançamento da 23a Seara da Canção Gaúcha
Durante a semana, a comissão avaliadora da 23ª Seara da Canção Gaúcha esteve reunida para o trabalho de triagem e definiu as 38 músicas classificadas para o festival, que acontece nos dias 25, 26 e 27 de outubro. A triagem foi realizada em espaço gentilmente cedido pelo Coqueiros Supermercados, apoiador da Seara pelo terceiro ano consecutivo. As composições classificadas foram divulgadas nesta sexta-feira (6).
André Teixeira, Henrique Kalkmann, Jairo Lambari Fernandes, Ricardo Comassetto e Rômulo Chaves, referências na música gaúcha, integram a comissão avaliadora da Seara em 2024 e estiveram em Carazinho durante a semana para analisar as 745 composições inscritas, número recorde na história do festival.
– A gente sabe que muitos compositores reservam músicas especialmente para a Seara. Poucos festivais conseguem conquistar isso. Quem se classificou vai trazer o melhor deles para o festival. Quero destacar também que tivemos um ambiente muito saudável entre os colegas avaliadores e fomos muito bem recebidos em Carazinho – ressalta Jairo Lambari Fernandes.
O músico e integrante da comissão avaliadora da Seara neste ano concedeu entrevista coletiva após o trabalho de triagem na tarde desta quinta-feira (5). Ele estava acompanhado do diretor artístico do festival Gustavo Weber, do presidente da Associação Seara de Arte e Cultura Gaúcha Marlon Britto e do diretor de projetos do Coqueiros Supermercados Enzo Rheinheimer.
– Receber a inscrição de 745 músicas é algo muito significativo, que mostra o tamanho da visibilidade da Seara e o carinho dos músicos pelo festival. Estamos muito felizes. Certamente teremos composições de alto nível no palco da Seara em outubro – projeta Britto, que também destacou que na semana que vem, na quinta-feira (12), ocorre o lançamento da 23ª Seara. O evento acontece no Sesc Carazinho com show com Os Chacreiros.
Das 38 músicas classificadas, 20 são da categoria Geral e oito da categoria Local. São músicas inéditas do cancioneiro gaúcho e que concorrerão nas linhas Nativista, Galponeira e Contemporânea Gaúcha, além de vários outros prêmios. Das vencedoras nas três linhas sairá a grande campeã do festival.
As outras 10 músicas classificadas competem na 10ª Searinha. São cinco concorrentes na categoria Piazito (até 12 anos) e 5 na categoria Piá (de 13 a 17 anos). Na Searinha, os jovens talentos concorrem cantando músicas de edições anteriores da Seara, como forma de valorizar o rico repertório musical produzido pelo festival carazinhense.
Por Rodolfo Sgorla da Silva | RS2 Comunicação
Confira as músicas classificadas: