No mês de março o índice de crimes violentos e graves em Carazinho extrapolou o padrão que vinha sendo percebido nos últimos meses, diante da condição, dentre os apontamentos levados até a chefia de polícia do interior do Estado se conseguiu o aporte de reforço temporário de efetivo com deslocamentos de policiais de outra região. Em entrevista a Nossa Radio AM 780 o delegado regional de Polícia, Jader Ribeiro Duarte, explicou que o trabalho dos policiais, que devem começar provavelmente no próximo final de semana, será focado em auxiliar na conclusão dos inquéritos.
Houve também a sinalização de complementação de recurso para a aquisição de mais uma viatura. A aquisição do veículo entanto, ainda depende de todo o processo de licitação e outros tramites. Quanto a efetivo de novos policiais a serem lotados em Carazinho, a cidade deve ter a designação de apenas um novo servidor dentre os que devem assumir as funções em território gaúcho no próximo mês.
Sobre o reforço temporário para concluir os inquéritos, Duarte destaca que este é um documento complexo em que se aponta ao judiciário as autorias e para que se tenha êxito na manutenção de prisões e condenações é preciso que o material tenham elementos probatórios robustos, pericias e materialidade bem descritos e elaborados, trabalho que exige concentração e empenho de tempo. O delegado regional ainda fez um apelo para que a comunidade colabore com informações ao trabalho policial, destacou que nos últimos crimes a maioria das informações apuradas em relação aos fatos foram levantadas basicamente pelo serviço de inteligência policial. Em relação aos crimes com morte, Jader destacou que as investigações estão bem adiantadas e que prisões serão realizadas nos próximos dias.