Os cargos de confiança da Prefeitura participaram, no fim da tarde desta quarta-feira (26), de uma capacitação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde sobre o combate ao Aedes aegypti e as doenças que são transmitidas pelo mosquito, como dengue, zika e chikungunya.
Durante o encontro, a bióloga da Vigilância Ambiental, Cássia Ceccon, e a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Denise del Ri, enfatizaram as ações realizadas nas últimas semanas.
Além de repassar informações sobre os sintomas dessas doenças, a forma de proliferação do mosquito e as principais orientações para a eliminação de criadouros, as profissionais destacaram o uso do fumacê e de pulverizações nas residências nos bairros onde existe maior proliferação do mosquito.
O prefeito João Pedro ressaltou o esforço nas ações de prevenção. “A prevenção começa com a conscientização de cada um. Pequenas atitudes no dia a dia fazem a diferença na luta contra o Aedes aegypti”, afirmou.
De acordo com a secretária de Saúde, Carmen Santos, os agentes de saúde participaram recentemente de uma capacitação. Além disso, profissionais da Secretaria Estadual de Saúde estão em Carazinho para prestar apoio. Também estiveram presentes na reunião secretários, diretores e vereadores.
Orientações para eliminar os criadouros do Aedes aegypti:
Mantenha caixas d’água bem fechadas, com tela e tampa. O mesmo vale para baldes e tonéis.
Prefira vasos de plantas sem pratinhos.
Guarde pneus em locais cobertos e secos.
Mantenha piscinas limpas e tratadas.
Descarte o lixo corretamente.
