Os vereadores de Carazinho aprovaram na Sessão Plenária Ordinária desta segunda-feira (29), por unanimidade, a criação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer. Representantes de diferentes setores do esporte acompanharam a votação presencialmente no Plenário.
Proposto pelo Executivo Municipal, o PL nº 29/2024, além de criar a Secretaria, extingue, desta forma, o Departamento de Esportes e Lazer e a figura do diretor para transformá-la em Secretaria e secretário, respectivamente. Além disso, a lei ainda permite remanejar os cargos relacionados ao atual departamento que estavam sob a responsabilidade da Secretaria Geral de Governo para a nova Secretaria. Ao total são três cargos: assessor do setor de lazer, chefe da Acapesu e assessor da direção.
O objetivo é que a Secretaria de Esporte formule, discipline e desenvolva a política municipal de esporte, coordenando e estimulando em todo o município a prática esportiva e a realização de atividades físicas para os cidadãos.
Segundo o Poder Executivo, com esta criação será possível melhorar o atendimento aos carazinhenses, já que o Município poderá receber recursos dos governos estadual e federal, os quais requerem a existência de uma Secretaria. Agora a matéria segue para sanção do prefeito Milton Schmitz.
Outras aprovações
Também foram apreciados outros seis projetos de lei. Quatro foram aprovados por unanimidade.
Um deles foi o PLC º 1/2024, que ajusta a Lei Complementar 232/2019, que institui o Sistema Municipal do Desporto, para que seja efetivada a criação da Secretaria de Esportes, e o outro foi o PL nº 27/2024, que autoriza a abertura de créditos especiais no Orçamento 2024 no valor de R$ 1,6 milhão oriundos de recursos federais para a construção do Ginásio Esportivo. Este último teve a aprovação de 11 vereadores. O vereador Bruno Berté não estava em plenário na hora da votação.
O PL nº 31/2024, que contrata emergencialmente Médico Veterinário para trabalhar na Secretaria Municipal de Agricultura, também foi aprovado por unanimidade, assim como o PL nº 32/2024, que autoriza abertura de crédito especial ao Orçamento de 2024 para esta contratação.
Já o PL nº 34/2024, que contrata emergencialmente escriturário para trabalhar na Secretaria da Administração e Gestão, teve seis votos favoráveis e seis contrários e, por isso, o presidente Vanderlei Lopes precisou desempatar. Ele votou a favor do projeto, somando desta forma 7 a 6. Foram contrários à matéria os vereadores Adriel Machado, Alécio Sella, Bruno Berté, Fábio Zanetti, João Hartmann e Valdoir de Lima.
O PL nº 35/2024, que autoriza a abertura de crédito especial para efetivar tal contratação, teve então a aprovação por 8 votos, sendo que quatro vereadores mantiveram seu voto contrário: Adriel Machado, Bruno Berté, Fábio Zanetti e Valdoir de Lima.
Tribuna Livre
Já que esta segunda-feira (29) se tratava da última sessão plenária do mês de abril, três entidades aproveitaram do espaço da Tribuna Libre para falar sobre suas ações.
A primeira delas foi a Adhonep, uma associação que reúne empresários, profissionais liberais, autoridades civis e militares e lhes dá a oportunidade de compartilharem suas histórias de sucesso, além de promoverem eventos e treinamentos para um melhor estilo de vida. Quem falou em seu nome da organização foi Daniel Schardong Gobbi.
A seguir foi a vez da diretora da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) Kenia Setti, Débora Esterys, falar sobre o educandário e o trabalho realizado no local.
A última entidade a usar a tribuna foi o Lions Clube Carazinho Glória, com Luís e Maria de Lourdes Gobbi e Hilda Jarré. Eles falaram sobre o Lions Quest, um programa de aprendizagem já implementado em 50 países que busca fazer a diferença na vida das crianças e adolescentes, unindo escola, família e a comunidade para incentivar o desenvolvimento sadio e estimular importantes habilidades. Em Carazinho, a iniciativa é desenvolvida nas EMEF’s Alfredo Scherer, João XXIII e Professor Políbio do Valle e foi aprovada na Câmara Municipal após a parceria com o Município