Uma comerciante foi multada após ser flagrada abandonando um filhote de cachorro em frente à sede da Secretaria de Desenvolvimento de Carazinho, no centro do município, neste mês.
Segundo a Prefeitura de Carazinho em suas redes sociais, a multa aplicada foi de R$ 300,00, por abandono de animal, em cumprimento à lei de abandono de animais no município, que entrou em vigor em janeiro deste ano.
A prefeitura informou que o animal vivia em uma rua de Carazinho e era tratado pela comunidade, os conhecidos “cães comunitários”. Ele era alimentado por moradores que se revezavam nos cuidados e mantinham o cachorro na rua, recebendo água e alimento.
No entanto, a dona de um estabelecimento comercial – que, segundo a prefeitura, também ajudava nos cuidados com o animal – passou a não querer que ele ficasse na rua, já que o cachorro estaria, em alguns momentos, entrando no pátio de sua empresa e fazendo suas necessidades fisiológicas no local.
De acordo com a prefeitura, a comerciante chegou a solicitar a ajuda do Programa de Bem-Estar Animal, para que retirassem o cão da via pública, mas os coordenadores do programa não tiveram sucesso em conseguir um lar em tempo para o cão, devido ao alto número de animais resgatados por entidades protetoras do município.
Diante disto, a comerciante teria levado o animal, dentro de uma caixa, para a frente da Secretaria de Desenvolvimento, abandonando o bicho em via pública, o que caracterizou o crime de abandono. Ela foi flagrada na ação e acabou sendo autuada por um fiscal do Bem-Estar Animal.
A comerciante ainda pode recorrer da multa e caso perca, o valor a ser pago deverá entrar como dívida ativa para a munícipe.
Quem tiver interesse em adotar o cãozinho pode entrar em contato com a protetora Franciele Zanetti – (54) 9 9703-0304.
Com informações e foto da Prefeitura de Carazinho