Parque da Expodireto Cotrijal recebe flores produzidas no projeto Viveiro de Cidadania

Amanhecer 96

Nathan Schultz

Parque da Expodireto Cotrijal recebe flores produzidas no projeto Viveiro de Cidadania

Faltando menos de dois meses para a Expodireto Cotrijal, os canteiros do parque receberam as mudas de flores produzidas pelo projeto Viveiro de Cidadania, desenvolvido através da parceria entre a cooperativa agropecuária, APAE de Passo Fundo e a cooperativa de ensino Coeducars. Por meio da iniciativa, a Cotrijal emprega mais de 50 pessoas com deficiência intelectual e múltipla para realizar o cultivo de mudas de árvores nativas e flores.

Durante a feira, o projeto distribuirá mudas de árvores nativas para os visitantes em estande próximo ao pórtico de entrada e saída da Expodireto. “O sucesso foi tão grande e o acolhimento também, tanto do público, quanto da Cotrijal como um todo, que a cada ano o acolhimento é cada vez maior. Todo ano eles estão conosco aqui, tanto no pré-feira, quanto durante o evento, fazendo um trabalho maravilhoso conosco”, destaca o gerente da Expodireto Cotrijal, Luciano de Moraes.

No ano passado, foram distribuídas mais de seis mil mudas para os visitantes da feira. O objetivo na próxima edição é distribuir sete mil mudas, incluindo espécies como Angico, Jacarandá, Leucena, Inga, Araucária, Ipê-amarelo, Flamboyant e Pata de Vaca. “No estande na Expodireto, a própria equipe de PCDs acolhe os visitantes e explica o processo produtivo das rotinas do viveiro, fazendo com que cada um tenha uma imersão vivencial na inclusão social”, ressalta a coordenadora do projeto, Maria Carolina Rovani.

Sustentabilidade e inclusão

A produção do Viveiro de Cidadania é destinada aos cooperados da Cotrijal, para a recuperação de áreas degradadas e para a arborização de áreas urbanas e rurais. “As mudas que eles produzem e distribuem geram um impacto muito positivo na qualidade do ar e na preservação das espécies de árvores nativas”, reforça Maria Carolina.

Além disso, o projeto contribui para o desenvolvimento de pessoas com deficiência a partir da inclusão no mercado de trabalho. “O projeto é muito importante para o desenvolvimento dos nossos colaboradores, desde a motricidade fina [habilidade motora das mãos] até o desenvolvimento de outras capacidades e habilidades. Temos muitos colaboradores em que esse é o primeiro emprego. Então é muito importante para o desenvolvimento profissional”, ressalta Martins.

Fonte: Expodireto Cotrijal

Galerias Relacionadas

Endereço
Rua Pedro Vargas, 846, 99500-000 Carazinho - RS

E-mail
financeiro96.3@nossaradio.net.br
trabalheconosco@nossaradio.net.br

Desenvolvido por FAROL TI