Gotinhas contra poliomielite serão substituídas por vacina injetável

Gotinhas contra poliomielite serão substituídas por vacina injetável

A sexta-feira, 27 de setembro de 2024, é o último dia em que a vacina da poliomielite é aplicada via oral (VOP), conhecida popularmente como “gotinha”. As doses que ainda estão no município serão devolvidas a coordenadoria regional de saúde. A gotinha deixa de existir, mas a proteção para as crianças continua.

A partir de agora, tanto na rede pública quando na privada, apenas a vacina injetável da pólio será aplicada (VIP). A enfermeira Marcia Smaniotto, Responsável Técnica do setor de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde de Carazinho, explica que agora o esquema da vacina da pólio é 3 doses, sendo aplicada aos 2 meses, 4 meses, 6 meses e um reforço aos 15 meses.

A enfermeira comenta que os pais e/ou responsáveis pelas crianças precisam estar atentos, já que as doses de reforço contra a pólio não estarão disponíveis nos postos entre os 28 de setembro e 3 de novembro. Nesse período, as três doses do esquema primário que já são injetáveis serão realizadas normalmente. Apenas o reforço com a gotinha será interrompido até lá.

Criado na década 80 o personagem Zé Gotinha, é símbolo da campanha de vacinação contra a poliomielite, mas segundo o Ministério da Saúde, o personagem continuará sendo utilizado nas campanhas de imunização.

foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Galerias Relacionadas

Endereço
Rua Pedro Vargas, 846, 99500-000 Carazinho - RS

E-mail
financeiro96.3@nossaradio.net.br
trabalheconosco@nossaradio.net.br

Desenvolvido por FAROL TI