Carazinho passará a contar com tratamento de esgoto sanitário a partir de obra da Corsan

Disk Toca

João Marcelo

Município passará a contar com tratamento de esgoto sanitário a partir de obra da Corsan

Está concluída em Carazinho a primeira etapa de obras para o início do tratamento de esgoto sanitário no município. Foram instalados 35 mil metros de redes coletoras, que vão beneficiar 2,8 mil economias do Centro e dos bairros Loeff, Medianeira, Braganholo, Operário, Vila Rica e Princesa. Isso permitirá o aumento do percentual de tratamento de esgoto sanitário em Carazinho de zero por cento para em torno 10% do total das residências servidas pela Corsan na cidade.

As instalações já foram validadas operacionalmente, e restam apenas a finalização de documentações, como licenças de funcionamento. Nos próximos dias, os moradores das ruas atendidas serão orientados para que façam as ligações dos ramais às residências. Equipes da Corsan, devidamente identificadas, entregarão material explicativo.

Estrutura

O tratamento é constituído pelo Módulo 1 da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), localizada na rua Bernardo Paz, próximo à BR-285, e pela Estação Elevatória de Esgoto (EBE) Jacuí 1, no final da rua Humberto Lampert. O sistema inclui tratamento preliminar (gradeamento e caixa de areia), tratamento primário (leitos de secagem), tratamento secundário (unidades de floculação, flotação e decantação) e tratamento terciário (aplicação de dióxido de cloro). Além de tubulação, ramais nas residências e estações elevatórias, foram terminadas as obras na ETE Jacuí 1. A estrutura terá vazão inicial de 40 litros por segundo.

“Trata-se de um ganho ambiental enorme para a comunidade de Carazinho. Especialmente porque hoje existem condições obsoletas de esgoto instaladas nas residências. São sistemas considerados ultrapassados e ineficientes sob o ponto de vista ambiental, e sabemos que, da forma como estão, acabam por contaminar mananciais de água, como nascentes e rios”, ressalta o gestor da Superintendência Regional Planalto (Surpla), de Passo Fundo, Aldomir Santi. “Essa mudança será um marco para o município”, acrescenta.

A obra faz parte de um conjunto de 356 entregas que vão marcar, em outubro, os primeiros 100 dias de operação da Corsan com gestão da Aegea. Está entre as melhorias previstas no Novo Marco Legal do Saneamento, que estabelece, por lei federal, a universalização dos serviços de saneamento até 2033

texto: Eder Calegari – Jornalista Corsan/Aegea 

Podcasts Relacionados

Endereço
Rua Pedro Vargas, 846, 99500-000 Carazinho - RS

E-mail
financeiro96.3@nossaradio.net.br
trabalheconosco@nossaradio.net.br

Desenvolvido por FAROL TI