O município de Carazinho está com edital de concorrência pública aberto para o processo de doação de imóveis situados nos distritos industriais Carlos Augusto Fritz e Iron Albuquerque. Ao todo são quatro terrenos, sendo dois em cada um dos distritos. Conforme o diretor de Indústria e Comércio de Carazinho, João Batista Andrade, ambos os distritos estão devidamente licenciados. Os certames que já estão publicados no site da prefeitura serão realizados nos dias 6 e 7 de dezembro.
No Distrito Industrial Iron Albuquerque são dois terrenos de 5.400 metros quadrados cada. No Distrito Carlos Augusto Fritz as áreas medem 6.073.90 e 6.505.72m².
As empresas que pretendem instalar-se nas áreas industrias de Carazinho devem estar cientes de que após receberem a escritura do lote, deverão montar sobre a área recebida, no prazo máximo de 90 dias, uma infraestrutura mínima de cercamento da área. As empresas terão o prazo máximo de 180 dias, a contar da data da emissão da escritura pública, para iniciar as obras de construção conforme projeto apresentado ao Conselho do Plano Diretor do Distrito Industrial. A área construída não poderá ser inferior a 25% da área recebida em doação, salvo no caso de empresas que utilizarem depósito a céu aberto quando, então, poderá ser construída apenas 20% da área recebida. Após o início das obras, as empresas terão o prazo máximo de um ano para a conclusão das obras, podendo ser prorrogado, pelo mesmo prazo, desde que presentes motivos relevantes aceitos pelo Município. Conforme Andrade, o departamento está a disposição para clarear dúvidas dos interessados em participar do certame.
Sem citar nome e segmento, em entrevista a Nossa Rádio AM 780, o prefeito Milton Schmitz, confirmou que viajará a São Paulo nesta semana para conversar com direção de uma empresa de grande porte que demonstrou interesse em se instalar na região Norte do Rio Grande do Sul.