Nos dias 27 e 28 de fevereiro foi deflagrada a operação Choque e Ordem na área do 38° BPM, visando combater os crimes letais intencionais na região.
Foram realizadas barreiras policiais e intensificação do policiamento ostensivo, com abordagens a pessoas em atitude suspeita, além da busca por foragidos da justiça que se homiziavam no município.
Em Carazinho, nos dois dias foram capturados dois foragidos da justiça e preso um indivíduo pelo crime de sequestro e cárcere privado, além de terem sido fiscalizados 80 veículos e identificadas 137 pessoas, sendo expedidos 8 autos de infração de trânsito nas barreiras realizadas.
No município de Soledade, sede da 2ª Cia do 38 BPM, foram fiscalizados 48 veículos e identificadas 71 pessoas durante as ações, sendo expedidos 02 autos de infração de trânsito.
Já no município de Sarandi, sede da 3ª Cia, foram 24 pessoas identificadas e 21 veículos fiscalizados, sendo realizadas 02 prisões, uma por tráfico de entorpecentes e outra pelo crime de resistência/desobediência. Foi removida ao pátio do guincho uma motocicleta com sinais identificadores adulterados, a qual estava sendo utilizada nos últimos dias para efetuar arremessos no Presídio Estadual de Sarandi. Foram realizados ainda 11 testes de etilômetro e expedidos 17 autos de infração de trânsito nas barreiras policiais.
Por fim, na madrugada do dia 1º de março, foi preso um indivíduo por tráfico de entorpecentes, sendo encontrado com ele seis buchas de cocaína prontas para comercialização e dinheiro trocado. A motocicleta utilizada pelo indivíduo foi autuada e removida ao pátio do guincho.