A partir de 14 de dezembro o IPVA de 2023 poderá ser pago. Em Carazinho são cerca de 23.500 veículos tributáveis e o valor de IPVA a ser pago referente a estes deve somar R$ 31,6 milhões. Em entrevista a Nossa Rádio AM 780, o delegado adjunto da Receita Estadual em Passo Fundo, Rogério Biondo, explica que se comparado ao ano passado houve um aumento de 1,5% na quantidade de veículos tributados, no entanto, o valor a ser arrecadado deve ser 18,7% maior em 2023. Biondo pondera que não houve aumento das alíquotas, porém a valorização da tabela Fipe puxou a elevação. A taxação para fins de IPVA considera, dependendo do tipo de veículo, a variação 1% a 3 % do valor do bem indicado pela tabela Fipe.
Mesmo com segundo ano de puxada na arrecadação dado a valorização da tabela FIPE, o nível de inadimplência conforme a Receita Estadual, praticamente não teve variação em Carazinho ficando na faixa de 9,5 %. Para Giondo o fato pode ser atribuído a possibilidade de maior parcelamento que foi indicada pelo Estado desde o ano passado, e dos descontos pela antecipação.
O servidor lembra que em antes o imposto podia ser pago em três parceladas, e desde o último exercício são seis.
O IPVA poderá ser pago a partir do dia 14 de dezembro e o delegado adjunto da Receita Estadual destaca ainda que na antecipação feita até o dia 29 de dezembro além de 10% de desconto também não incidirá a aplicação de reajuste no valor da Unidade Padrão Fiscal (UPF) que ficará em 5,88% a partir de janeiro. O pagamento em parcela única com desconto gradual, de acordo com o mês de quitação segue até março. Os demais vencimentos, conforme a placa do veículo seguem no mês de abril, ai já sem descontos.