A noite de sexta-feira, 11 de julho, foi marcada por nostalgia e celebrou no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Horizontina, que completou 35 anos de atuação. Inaugurado em 2 de março de 1990, o quartel também atende os municípios de Tucunduva, Novo Machado e Dr. Maurício Cardoso, com um efetivo de 16 bombeiros, sendo 11 homens e 5 mulheres.
Durante a comemoração, um vídeo destacou as operações da corporação em busca e salvamento, especialmente nas áreas afetadas por enchentes no Vale do Taquari. Os convidados assistiram a momentos marcantes da história do batalhão em um telão.
O projeto social “Bombeiro Mirim” foi um dos destaques, com 30 crianças entre 10 e 12 anos participando ativamente. A apresentação feminina, composta por cinco mulheres, incluindo a pioneira 1ª sargento Metriz Terezinha Viana Justen, também foi celebrada.
O cerimonial, conduzido pela Soldado Leila Cristina Maldaner, contou com discursos do comandante 1º Sargento Delton Luís Visentini, do Vice-prefeito Gladimir Ames e do Tenente Coronel Airton Juarez Ickert. Homenagens foram feitas para Valdir Zaleski, ao Memorial da Evolução Agrícola (MEA) e ao 1º Sargento Leandro Reis de Moura.
O Capitão Leonardo Dambros elogiou o trabalho da corporação e o envolvimento do efetivo feminino. O Tenente Coronel Ickert ressaltou os avanços do pelotão, enquanto o comandante Visentini destacou a união da equipe, que considera uma verdadeira família.
O 1º Sargento Leandro Reis de Moura reiterou o compromisso da continuidade com a prevenção e educação, enfatizando a importância de parcerias para adquirir novos equipamentos. A cerimônia encerrou-se com um jantar e baile.