Doze atletas gaúchos ou com atuação no Estado com passaporte já carimbado para os Jogos Parapan-Americanos de 2019, em Lima, serão recepcionados no Palácio Piratini. A solenidade, marcada para as 11h do dia 25 de julho (quinta-feira), terá a presença do governador Eduardo Leite e do secretário do Esporte e Lazer, João Derly.

A competição ocorre de 23 de agosto a 1º de setembro, em Lima, no Peru, logo após os Jogos Pan-Americanos, de 26 de julho até 11 de agosto.

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) pretende organizar a maior participação até então. Serão 512 integrantes na missão com 337 atletas representando o país.

Os Jogos Parapan-Americanos devem reunir 1.890 atletas de 33 países. O Brasil terá competidores em todas as 17 modalidades: atletismo, basquete em cadeira de rodas, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, judô, natação, rúgbi em cadeira de rodas, tênis em cadeira de rodas, tênis de mesa, voleibol sentado, parabadminton, parataekwondo e tiro esportivo – essas três últimas começam nesta edição.