A Secretaria Estadual de Saúde (SES) iniciou a distribuição das 41 mil doses de vacinas pentavalente recebidas do Ministério da Saúde, que deverão atender a todos os municípios gaúchos a partir da próxima semana.

Conforme a coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde de Santo Ângelo, Andreia Bernardi, todos os postos de vacinação do município serão abastecidos a partir da chegada das doses de vacinas pentavalente na 12ª Coordenadoria Regional de Saúde. “A previsão da chegada das vacinas na 12ª CRS é na próxima semana. Após todo o processo de distribuição por parte da coordenadoria, o município estará apto para iniciar a vacinação”, explica.

Segundo a enfermeira Carmem Marchionatti, coordenadora do programa de Imunizações da 12ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), as doses de vacinas pentavalente serão distribuídas na Capital das Missões e em todos os 24 municípios de atuação da 12ª CRS chegarão na próxima semana. “Todas as cidades da 12ª CRS atendidas, em número proporcional à população. A vacina é recomendada para crianças em três doses, aos 2, 4 e 6 meses”, explica.

A pentavalente protege contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e meningite por Haemophilus influenzae B. A primeira dose é prevista aos 2 meses de idade e, a partir dela, as demais devem ser feitas com intervalo mínimo de 30 dias, sendo recomendado 60 dias entre as doses. Quem deixou de tomar alguma dose na idade recomendada pode ser vacinado a qualquer momento, respeitando o intervalo de tempo previsto.

Texto: Rodrigo Bergsleithner

Foto: Fernando Gomes/Arquivo